Depois de muitos testes, Nearby Share está disponível para o Android, novidade permite compartilhar facilmente, mesmo se você não tem internet.
Nos últimos anos compartilhar virou algo comum para muitas pessoas, mas infelizmente o Android nunca teve um recurso extremamente funcional para essa tarefa, algo que está mudando a partir de hoje.
Agora o Nearby Share chega para compartilhar tudo o que quiser, quando quiser e na hora que precisar.
Para que serve o Nearby Share?
O Nearby Share (compartilhamento próximo) é o novo recurso do sistema Android, seu foco é facilitar o compartilhamento de seus itens, não importa se você tem ou não acesso à internet.
A tecnologia é muito inteligente, ela consegue verificar que tipos de conexões cada dispositivo possui, então ela irá ativar a que é a melhor em cada caso.
O Google revela que é possível compartilhar no Nearby Share utilizando as tecnologias de Bluetooth (tradicional e de baixa energia), WebRTC, NFC e Wi-Fi peer-to-peer (Wi-Fi ponto a ponto), o que permite realizar o compartilhamento até mesmo sem rede de internet.
Nearby Share permite compartilhar arquivos e mais
O grande destaque do Nearby Share é que ele é bastante completo, permitindo que você compartilhe tudo o que precisar.
Claro que o grande destaque é sua capacidade de enviar e receber arquivos, algo que tradicionalmente iria exigir internet para ser realizado, mas que agora não é mais preciso.
Os usuários também poderão compartilhar diferentes itens, até mesmo página na internet e outros links.
Nearby Share é muito seguro
Google falou muito da segurança do recurso, a empresa afirmou que o Nearby Share possui muitos controles para serem ajustados nas configurações.
Para maior privacidade, o recurso permite que apareça apenas para os seus contatos, e se mantenha “invisível” para outras pessoas, assim nunca receberá arquivos que nunca foi solicitado.
Mas sempre que você receber um novo arquivo, uma mensagem perguntará se realmente quer receber o item, se a resposta for positiva, o arquivo começa a ser enviado para seu aparelho, se não aceitar, a conexão é interrompida e você não receberá o arquivo.
Nearby Share é compatível com os seguintes aparelhos
Google revelou que o Nearby Share estará disponível no Chromebooks, então será fácil compartilhar arquivos entre os computadores e um telefone com o sistema Android ou vice-versa.
Para os dispositivos móveis é necessário ter pelo menos o Android 6.0 Marshmallow ou versão superior, atualmente os telefones da linha Google Pixel e alguns dispositivos da Samsung serão os primeiros a receberem o Nearby Share, mas Google está trabalhando com outras parceiras e fabricantes para que o recurso fique disponível para o maior número de aparelhos que for possível.