O que é NFC? como funciona e quais celulares e dispositivos são compatíveis com a tecnologia
NFC é uma tecnologia extremamente interessante, funciona em celulares e outros dispositivos, trazendo inovações poderosas para os usuários.
NFC já existe há muito tempo, mas hoje em dia, o seu uso aumentou e ele está em muitos aparelhos, principalmente nos smartphones mais recentes.
Hoje iremos conhecer um pouco sobre essa tecnologia, principais usos e como descobrir os aparelhos que possuem esse diferencial.
O que é NFC?
Vamos começar pela pergunta padrão, o que é NFC?
Conhecido como Near-Field Communication, ou em português, Comunicação por Campo de Proximidade.
O NFC traz muitos recursos de grande utilidade, basta que os aparelhos tenham a tecnologia e se aproximem para que tudo funcione como esperado e você tenha muitas facilidades.
Como funciona o NFC?
O funcionamento do NFC é muito simples, você só precisa aproximar os dois dispositivos com NFC para que o recurso de comunicação entre em ação.
Temos vários tipos de uso para o NFC, no caso de dois celulares, você poderá compartilhar o conteúdo mostrado na tela.
Em caso de um celular e um máquina, o pagamento será realizado utilizando o Google Pay ou outro serviço de pagamento por aproximação.
Para acessórios e TVs, o NFC permite que você conecte o telefone e o itens apenas encostando, apenas aproximando os aparelhos, a conexão feita instantaneamente.
Ainda existem as tags NFC, que podem ser utilizadas para realizar várias tarefas diferentes, como desligar e ligar o Wi-Fi, e muitas outras opções.
O NFC tem distância de até 10cm para o seu funcionamento, mas normalmente não passa de 5cm, essa menor distância é para aumentar a segurança, já que a conexão só será feita com os aparelhos muito perto, sendo difícil que uma conexão seja iniciada sem qualquer um dos usuários realmente querer.
Como o NFC é usado principalmente hoje em dia?
Inicialmente o NFC estreou com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich, ele chegou como uma forma rápida para compartilhar endereços, imagens, links da internet e muito mais.
Logo depois chegaram as tags NFC, que permitem programar funções e recursos do seu telefone, você pode fazer uma tag desligar o Wi-Fi, liga o Bluetooth, acessar a rede da operadora e muito mais, depois de programada, basta encostar o telefone na tag para que as ações sejam feitas de forma automática.
Mas hoje em dia, o NFC tem muitas outras formas de uso, muitos acessórios chegam com a conexão rápida, que basta encostar o telefone no acessório para completar a conexão.
Curiosamente, para quem não sabe, o NFC está disponível em cartões de credito, bilhetes de ônibus, crachá de funcionários, cartões para abrir portas e muito mais.
O que realmente destacou e é o principal uso do NFC hoje em dia, é o pagamento por aproximação do celular, que permite realizar pagamentos aproximando o telefone da máquina de pagamento.
Para essa ultima tarefa, é preciso de um serviço de pagamento por aproximação do celular, algo como o Google Pay, Samsung Pay e outros.
Quais os serviços de pagamento por aproximação do celular?
Como acabamos de falar, os mais conhecidos serviços de pagamento por aproximação do celular são os Google Pay e Samsung Pay.
O Google Pay é o padrão do Android, ele era conhecido como Android Pay, como o novo nome indica, o Google é o dono e responsável pelo serviço, além do pagamento por aproximação do celular, ele também pode ser utilizado como uma carteira virtual, o que permite realizar pagamentos em lojas virtuais.
No caso do Samsung Pay, ele vem por padrão nos aparelhos Android da Samsung, então ele é uma boa alternativa ao serviço do Google, depois de criar uma conta e cadastrar seus cartões, você poderá fazer pagamento por aproximação do celular e com outros dispositivos como relógios e pulseiras inteligentes a qualquer momento.
Quais celulares e dispositivos que possuem NFC?
Seria impossível fazer uma lista completa com todos os telefones, dispositivos, acessórios e outros, que possuem NFC, ainda mais com novos aparelhos sendo lançados a cada dia.
Inicialmente, a melhor forma de saber se um celular ou outro aparelho tem NFC, é indo no site da fabricante, mas tem que ser o site da empresa em seu país, é comum um aparelho ter a tecnologia uma região e em outra, ser lançado sem, um exemplo é o Moto G8, que não conta com NFC no Brasil, mas o recurso está disponível no mesmo aparelho lançado em outras partes do mundo.
Além disso, se estiver com o aparelho em mão e ele for um Android, basta ir em configuração e pesquisar por NFC, se aparecer algum resultado o dispositivo tem a tecnologia, se nada aparecer, então ele não conta com o recurso.
O NFC é seguro?
Para terminar, temos que falar da segurança do NFC, que já é algo pensado desde a sua criação.
Como falamos, ele tem poucos centímetros de distância, isso foi feito para evitar a conexão com aparelho ao redor e só funcionar com o itens que estão bem próximos.
O NFC é realmente seguro, tanto que é muito utilizado para pagamento por aproximação do celular e outros dispositivo e vem por padrão em muitos cartões de credito mais recentes.
No caso de aparelhos e acessórios, você também possui o recurso para desligar ou ligar o NFC quando quiser, o que aumenta ainda mais a sua segurança, no caso dos cartões de crédito, ou eles possuem um aplicativo para desligar o recurso ou permitem bloquear o cartão por completo, então todas as compras, inclusive por aproximação, são bloqueadas.
Então podemos afirmar que o NFC é seguro e você poderá utilizar sem maiores problemas e na verdade, até mesmo recebendo mais comodidade e praticidade para o seu dia-a-dia.