Anatel começa a partir de hoje a bloquear aparelhos com IMEI que estão irregulares, o que fará alguns dispositivos pararem de funcionarem nas operadoras.
Plano já é antigo, mas agora está realmente entrando em ação, todos que serão afetados foram avisados antes do bloqueio realmente acontecer.
No Brasil, Anatel começa a bloquear aparelhos com IMEI irregulares (piratas/clonados), o que deixará alguns aparelhos praticamente sem uso, já que não poderão receber e nem fazer ligações ou enviar mensagens de texto.
Com a novidade começando a funcionar, a intenção é diminuir e até acabar com aparelhos que podem colocar os usuários em perigo ou que foram roubados e tiverem sua identificação alterada (clonados).
Se você não sabe, o IMEI é o código de identificação único de um aparelho, mas infelizmente ele pode ser alterado de muitas formas, por isso, a Anatel resolveu criar o Projeto Celular Legal, que começa a bloquear os aparelhos ilegais.
Existe dois itens que as pessoas precisam prestar atenção, já que o bloqueio funciona de forma diferente, confira:
Bloqueio de Smartphones (celulares)
- Aparelhos em uso antes do bloqueio
Os smartphones que estão sendo utilizados antes do bloqueio ser iniciado, continuarão funcionando normalmente, mas caso troque de número, o mesmo irá parar de funcionar, então, caso for utilizar um novo número, o dispositivo não poderá se conectar a nenhuma operadora.
- Aparelhos conectados depois do bloqueio
Os dispositivos são impedidos de acessar a rede telefonia celular no Brasil, nada pode ser feita para mudar isso.
Os aparelhos que se conectarem próximo da data do bloqueio, começarão a receber SMS revelando que o IMEI é irregular e que será bloqueado no dia específico.
A intenção do bloqueio é:
- Preservar a saúde e a segurança da população e do meio ambiente
- Garantir maior qualidade do serviço de telefonia móvel
- Combater o uso de aparelhos celulares falsificados, roubados, adulterados ou clonados
- Inibir a comercialização de aparelhos não certificados ou com certificação não aceita no país.
Aparelhos internacionais (China)
Outro grande detalhe, é que aparelhos comprados internacionalmente, como na China, irão continuar a funcionar normalmente se eles utilizarem o GSMA para cadastrar o IMEI, o que praticamente todas as fabricantes fazem.
Confira as datas que o bloqueio entrará em ação no Brasil:
Como podemos ver, apenas o Distrito Federal e Goiás estão bloqueando os seus aparelhos a partir de hoje, mas até 24 de março de 2019, todo o restante do Brasil terá o mesmo bloqueio.
Aparelhos bloqueados não poderão se conectar nas operadoras brasileiras, mas poderão utilizar o Wi-Fi normalmente.
Lembrando que aparelhos roubados, podem ser bloqueados se o IMEI constar no B.O., o bloqueio pode ser feito a qualquer momento.
Mais informações você pode conseguir no site da Anatel.