A Nokia se consolida como uma das melhores fabricantes para atualizações do Android, mas é seguida de perto pela Samsung, Xiaomi e Huawei.
As atualizações do Android são extremamente importantes para os usuários, além de trazer uma versão completamente nova, cheia de recursos e melhorias únicas, também temos uma segurança aprimorada, que traz uma maior proteção para os usuários.
Counterpoint Research fez uma pesquisa para descobrir quais são as fabricantes que mais atualizam seus aparelhos e quais são as mais rápidas nesse departamento, a data inicial foi no terceiro trimestre de 2018 até o segundo trimestre de 2019, então temos dados de um ano completo.
Nokia lidera em atualizações do Android
A pesquisa revelou que a Nokia é campeã, a empresa atualizou praticamente todos os seus aparelhos para o Android 9 Pie, a versão mais recente do Android está em 96% dos dispositivos, isso significa que a maioria dos telefones da fabricante que foram vendidos desde o terceiro trimestre de 2018 até o segundo trimestre de 2019 já estão com a versão mais recente do Android.
Isso significa que aparelhos que foram lançados no ano passado já chegaram com o Android 9 Pie ou receberam a atualização de forma rápida e eficiente.
Mas é seguida de perto pela Samsung, Xiaomi e Huawei
Em segundo lugar temos a Samsung que conseguiu a marcar de ter 89% dos seus aparelhos vendidos do terceiro trimestre de 2018 até o segundo trimestre de 2019 estão equipados com o Android 9, uma marca bem interessante, ainda mais se você parar para pensar na quantidade de dispositivos que a fabricante lança todos os anos.
Xiaomi ocupa o terceiro lugar, com o total de 84% dos seus aparelhos rodando o Android 9 de forma oficial, esse lugar foi conseguido especialmente pelo suporte da fabricante para seus aparelhos mais simples, que sempre chegam com as versões mais atuais do sistema de fábrica.
No quarto lugar temos a Huawei, que mesmo com os problemas com os EUA, ainda continua a suportar e atualizar seus aparelhos normalmente, no total temos 84% dos dispositivos da fabricante que foram lançados durante esse período com o Android 9 Pie.
Nokia também é a mais rápida em atualizações
A pesquisa também avaliou a rapidez com que as atualizações são liberadas para os dispostos, novamente, a Nokia fica em primeiro, mas como sempre acontece, os aparelhos mais importantes são os que valem mais e claro que eles são atualizados primeiros, somente depois o restante recebe a atenção da fabricante.
Na rapidez a Xiaomi também se destaca, já que aparece em segundo, acompanhado de perto pela Lenovo (Motorola).
LG uma decepção entre as grandes
Entre as mais conhecidas fabricantes, a LG é a pior, em atualizações a fabricante tem apenas 16% dos seus aparelhos com o Android 9 Pie, o que é uma grande vergonha.
Na velocidade a fabricante também é uma decepção, ela está entre os quatro últimos lugares, ficava a frente apenas da Oppo, Alcatel e Tecno.
Isso na verdade não é desconhecido, por exemplo, a LG anunciou o Android Oreo para os LG K8, LG K10 2017 e LG X Power 2, mas um ano depois, os aparelhos ainda não foram atualizados.
A fabricante até criou um centro de atualizações para melhorar e otimizar as atualizações para as novas versões do Android, mas como podemos ver, esse centro não está conseguindo cumprir a sua principal função.
Atualizações são importantes para o Android
Como falamos, para se manter protegido é preciso ter a versão mais recente do sistema, isso sem contar as atualizações de segurança mensais que trazem patch para corrigir problemas mais atuais de segurança em todas as versões mais recentes do sistema.
Se o usuário fica em uma versão anterior do sistema ou sem o patch de segurança mais recentes, estará colocando seus dados em risco e provavelmente estará vulnerável a muitas ameaças já conhecidas.
Então sim, compre um telefone Android de olho no suporte da fabricante, principalmente se a intenção é ficar dois anos ou mais com o mesmo aparelho.
Via: Counterpointresearch