Enfim o nosso sonho virou realidade um Nokia com sistema Android, mas infelizmente teremos o aparelho, mas não do jeito que queríamos.
A Nokia demorou e finalmente conseguiu lançar um dispositivo com Android, na verdade são três dispositivos, mas o Android é totalmente modificado pela fabricante.
Do mesmo modo que a Amazon fez com o sistema Android a Nokia está fazendo, ou seja, ela modificou totalmente o sistema e removeu tudo o que não precisava principalmente os aplicativos do Google.
Logo depois ela personalizou o sistema para que ficasse parecido com o Windows Phone e por fim adicionou os serviços da Microsoft e alguns aplicativos próprios incluindo até sua loja própria de aplicativos para o Android.
Atualmente os aparelhos mais novos estão vindo com no mínimo 1GB de memória RAM, mas a Nokia está indo na contramão oferecendo aparelhos com 512MB e no máximo com 768MB.
Esse fato da memória RAM pode ser explicado, os telefones possuem pouca memória por serem destinados aos mercados emergentes e por terem sido fabricados para serem o mais barato possível.
Nokia lançou 3 aparelhos diferentes Nokia X, Nokia X+ e o Nokia XL todos com suporte para dois chips telefônico.
O Nokia X e Nokia X+ possuem uma tela de 4 polegadas IPS, processador dual-core Snapdragon e câmera de 3MP, a diferença fica na memória RAM o Nokia X tem somente 512MB o X+ tem 768MB, ambos são compatíveis somente com a rede 3G.
O Nokia XL possui uma enorme tela de 5 polegadas com resolução WVGA, processador Snapdragon dual-core, câmera de 5MP na traseira e uma frontal com 2MP e como o Nokia X+ ele possui 768MB de memória RAM.
Como é padrão dos telefones Nokia os aparelhos já chegam com aplicativos e jogos pré-instalados, mas se quiser poderá usar a Nokia Store para baixar outras novidades.
A Nokia fala que os aparelhos estão disponível imediatamente na Ásia-Pacífico, Europa, Índia, América Latina, Médio Oriente e África por cerca de 89 dólares par ao Nokia X, já o Nokia X+ custará cerca de 99 euros e por fim o Nokia XL custará 109 euros.
Como brinde para os compradores a Microsoft dá um mês de chamadas grátis via Skype e 10GB de armazenamento na nuvem com o OneDrive.
No final temos um Nokia com Android, infelizmente ainda não é um aparelho top de linha e muito menos um aparelho com o Android puro, mas quem sabe mais pra frente antes da compra para a Microsoft se concretizar não teremos pelo menos um top de linha Nokia com o sistema Android.