O Android está sofrendo com um novo ransomware que está se espalhando utilizando SMS, assim tentando alcançar o maior número de pessoas possível.
As ameaças mais recentes estão utilizando de vários métodos para conseguir contaminar muitos telefones com o sistema Android, então todo o cuidado é pouco para quem quer se manter protegido.
A mais recente ameaça para o sistema é um ransomware, que utiliza SMS para se propagar, assim se espalhando de forma rápida e eficiente para outros aparelhos.
Ransomware é um malware que tem a intenção de criptografar os arquivos e dados dos telefones e computadores infectados e pedir uma quantidade de dinheiro para liberar esses dados novamente para o usuário.
Android/Filecoder.C é o mais recente ransomware para o sistema Android, ele começou a aparecer no meio desse mês, e se mostrar bem eficiente na parte de se propagar.
Diferentes dos outros ransomwares, o Android/Filecoder.C tem uma maneira quase única de funcionar.
Ao infectar um aparelho Android, a primeira coisa que ele faz é iniciar a criptografia dos arquivos, mas ao mesmo tempo começa a enviar SMS para os contatos armazenados na agenda telefônica, assim tentando enganar outras pessoas ao enviar um texto e um link malicioso para a instalação do ransomware no telefone.
Até o momento foi descoberto que existem mais de 42 tipos de mensagens diferentes que foram enviadas, a intenção é que as mensagens sejam únicas e que consigam realmente enganar quem está recebendo.
Além de enviar as mensagens, o Android/Filecoder.C tem um modo de funcionamento bem diferente, ele não criptografa arquivos de menos de 150KB e nem os acima de 50MB, os itens básicos do Android continuam funcionando normalmente, inclusive é possível desbloquear o telefone sem maiores problemas.
Os arquivos afetados e bloqueados pelo ransomware só são liberados quando os usuários pagarem um valor pré-definido, normalmente algo entre 0.01 ou 0.02 Bitcoins.
Então o melhor a se fazer é não apertar em links em nenhuma página desconhecidas e nem em SMS, mesmo que sejam enviados por seus amigos, antes de realizar o clique, pergunte ao seu amigo se a mensagem realmente é verdadeira e se foi enviada pelo próprio.
Via: Welivesecurity