Espaço interno é algo muito importante para quem compra um novo smartphone ou tablet, todo mundo faz as contas do que pretende usar e assim adquire um aparelho que aparentemente irá suprir suas necessidades.
Nos últimos anos as fabricantes estão investindo cada vez mais em software para suas versões personalizadas do Android, mas com isso temos um novo problema, a memória interna que não existe.

Na realidade a memória interna existe, mas está sendo usada pelo sistema e todos os aplicativos/extras que a fabricante incluem em sua personalização, por exemplo, confira todas as novidades no software do Galaxy S4.
E isso está ficando cada dia mais preocupante, o mais novo aparelho que se envolveu em muitas reclamações foi o Galaxy S4, ele é anunciado com memória interna de 16GB, mas estão disponíveis somente 9,15GB para uso, isso representa que cerca de 45% da memória total do aparelho está sendo ocupada pelo software, sem qualquer interferência do usuário.

No caso do Galaxy S4 isso atualmente não é tão grave já que existe a possibilidade de aumentar a memória colocando um cartão microSD, mas casos como o do Nexus 4 onde o total de memória interna é de 12,92 a coisa poderia fica mais complicada.

Usando o Nexus 4, teríamos 12,92 disponível para todos os aplicativos, jogos, vídeos, fotos e músicas, dependendo do seu uso essa memória interna disponível não será o suficiente nem para o básico, como não é possível expandir a memória com nenhum cartão microSD, então os usuários são obrigados a manter somente os aplicativos e jogos essenciais instalados no aparelho.
Infelizmente antes de comprar um novo aparelho devemos avaliar a memória interna real do dispositivo, se existe a possibilidade de expandir com cartão de memória, mas caso seu aparelho tenha pouca memória interna veja essas dicas para economizar espaço no Android, pior é que se o Google não fizer nada, isso só irá piorar com as novas versões do sistema Android, sempre as novas versões tendem a ocuparem mais espaço interno do que a anterior.
Deixe um comentário