A restauração de fábrica é algo necessário depois de muito tempo utilizando o Android, iremos explicar o que é e quando você deve utilizar.
Normalmente o reset é utilizado como último recurso, já que poderá trazer correções para os mais diversos problemas que os usuários estão enfrentando no sistema.
Mas hoje iremos explicar como funciona a restauração de fábrica, se realmente apaga todos os seus dados e muito mais.
O que é restaurar padrão de fábrica no Android?
O restaurar padrão de fábrica no Android é um processo que irá apagar todos os seus dados, assim deixando o aparelho como vem da fábrica, sem dados de usuários, apenas o sistema se manterá, as outras alterações também serão apagadas.
Isso significa que todos os seus dados serão apagados e o sistema ficará como novo, permitindo começar do começo novamente, colocando uma conta, instalando apps e games, e fazendo outras configurações em geral.
No sistema Android o nome do recurso é restaurar padrão de fábrica, mas o procedimento também pode ser chamado de reset, restauração de fábrica, formatar e muito mais.
O que é apagado quando um reset é feito no Android?
Como falamos, o reset no Android irá apagar todos os dados que você possui no dispositivo, mantendo apenas os itens que o próprio sistema possui.
Com os seus dados sendo apagados, é aconselhável fazer um backup dos seus dados antes de iniciar o procedimento, assim não perderá nada, mantendo os seus itens importantes para serem restaurados quando quiser.
Ao iniciar um reset, as suas contas são apagadas, os aplicativos e jogos são removidos, os seus arquivos são excluídos e o mesmo acontecerá com suas personalizações.
Consigo fazer um restauração de fábrica sem apagar os dados?
Fazer uma restauração de fábrica e não perder nada? Não é possível no momento, o procedimento irá apagar todos os itens do dispositivos e você terá que fazer a instalação novamente dos seus apps e games.
A natureza do procedimento é exatamente a de apagar os dados, limpando tudo o que o usuário já fez, deixando o sistema como novo e pronto para ser utilizando mais uma vez.
Como não é possível fazer uma restauração de fabrica sem perder os dados, fazer backup dos seus itens importantes é um procedimento necessário.
Os dados podem ser recuperados depois de formatar o celular?
Ao iniciar o procedimento, as informações mostram que seu dados serão apagados, o que já é esperado para essa ação.
Mas curiosamente, mesmo apagados, os dados ainda possuem chances de serem restaurados, o que é excelente para quem precisar recuperar algum item importante que não foi salvo.
No entanto, recuperar dados após a formatação do telefone está ficando mais difícil, o sistema Android há muito tempo atrás, ativou a criptografia dos dados como padrão, então essa proteção é eficiente para manter seus dados mais protegidos.
Um dica importante, depois de fazer a utilização do restaurar padrão de fábrica no Android, você pode colocar novos dados sobre os antigos, o que dificulta ainda mais o processo de restaurar.
Como fazer backup dos itens antes de uma restauração de fábrica
Existem diversas formas para fazer backup dos seus itens no sistema Android, se o seu dispositivo possui entrada para cartão, bastar passar seus dados importantes para ele, se ele não tem entrada, você pode utilizar a USB do telefone com OTG pra passar dados para pen-drive HD e outros, em último caso, basta utilizar um computador.
Para quem não possui problemas com velocidade da internet, poderá utilizar o Google Fotos para manter as suas fotos e vídeos, já o Google Drive pode ser utilizado para enviar arquivos e outros arquivos importantes.
Por fim, ainda é possível fazer um backup das suas configurações do Android, algo que pode ser feito em configurações, contas, faça o backup e depois, se quiser, poderá restaurar as suas configurações novamente no mesmo dispositivos ou em outros compatíveis.
Quando eu preciso fazer um restauração de fábrica no Android?
Como falamos em nossas 9 dicas para deixar o Android mais rápido, uma das utilidades da restauração de fábrica é deixar o sistema rápido novamente, já que estará se livrando de todos os itens que podem estar deixando o sistema mais lento.
Mas formatar o celular Android também é excelente quando você precisar vender o dispositivo, ao fazer o procedimento, os seus dados são apagados e você poderá entregar o aparelho sem nenhum item seu e o novo usuário irá encontrar o aparelho pronto para uso.
O reset no sistema Android também é indicado quando você tem muitos problemas, quando algo não está funcionando como deveria, se for no sistema, a limpeza pode corrigir, já se for algo no hardware, a restauração irá mostrar se realmente era algo relacionado ao sistema ou se alguma peça está com defeito e precisa ser trocada.
Ou seja, o restaurar padrão de fábrica no Android tem muitas utilidades importantes, podendo te ajudar de formas diferentes.
A restaurar padrão de fábrica no Android só é feita depois de muitos passos
Como um recurso muito importante e que só deve ser feito pelo dono do aparelho, o restaurar padrão de fábrica no Android é feito depois de muitos passos.
Primeiro ele irá avisa que todos os dados que você possui irão ser perdidos se seguir com o procedimento de fazer um reset no seu aparelho.
Logo depois, o sistema avisa que irá formatar o dispositivo, e mais uma vez avisa dos riscos que o usuário terá ao seguir o processo.
No final, ainda será pedido a sua senha de desbloqueio, para confirmar se realmente é o dono do telefone que está querendo apagar todo o conteúdo.
Então é quase impossível realizar uma restauração de fábrica no Android sem querer, existem muitos passos para evitar que alguém realize o procedimento sem realmente ter essa intenção.
Android possui proteção contra restauração de fábrica
A partir do Android 5.1 Lollipop, o Google trouxe uma proteção extra aos donos de um telefone com o sistema.
Já falamos o que é e como funciona a proteção contra restauração de fábrica, e recomendamos que você leia para entender todo o seu funcionamento.
Mas resumindo bem rapidamente, a proteção contra restauração de fábrica entra em ação logo depois que todos os seus dados são apagados com a formatação, ao ligar novamente, o sistema exige o e-mail e a senha do usuário anterior.
Essa proteção é excelente para diminuir os roubos dos aparelhos, já que sem o e-mail e senha da conta anterior, o telefone não permite adicionar uma nova conta, então não será possível utilizar o telefone caso você tenha perdido ou sido roubado.
Como fazer a restauração fábrica no Android
Formatar, dar reset, restaurar padrão de fábrica ou qualquer nome que você dê para o procedimento, é algo bem simples, você só precisa achar a opção correta.
Como o Android conta com muitas personalizações do sistema, as fabricante podem e muitas vezes renomeiam as funções e trocam de lugares.
A nossa dica é que você entre em configurações e logo depois, pesquise por restaurar, a opção deve aparecer, o que permitirá dar início ao procedimento e no final, ter seu aparelho Android da mesma forma que a fabricante envia quando o dispositivo é novo.