A taxa de atualização de tela é importante, hoje iremos falar um pouco dela e explicar como ela melhora a suavidade da tela.
Recurso chegou com tudo nos telefones Android, aparelhos chegam com taxa de 90Hz, 120Hz e até 144Hz ou mais.
Mas para muitas pessoas, Hz não significa nada, mas iremos falar um pouco desse recurso que traz muitas vantagens para os usuários, e é interessante principalmente para quem joga.
O que é a taxa de atualização da tela?
A taxa de atualização da tela pode ser simplificada de uma maneira, velocidade em que a tela é atualizada por segundo, claro que maior, na maioria das vezes é melhor, principalmente em questão de suavidade.
Hz (Hertz) é a medida de frequência que é utilizada para mostrar a capacidade da tela nesse setor de atualização de imagens.
Como esperado, para muitos usos, a taxa de atualização mais alta é melhor, o que traz melhorias na suavidade da tela e maior conforto ocular.
Telas com taxa de atualização de 60Hz, 90Hz, 120Hz ou mais apresentam diferenças?
Uma tela padrão deve contar com 60Hz, isso significa que ela pode mostrar até 60 imagens por segundo, telas mais atuais podem ter tecnologia para 90Hz, 120Hz, 144Hz ou mais.
Isso significa que as telas com diferentes taxas de atualizações irão trazer diferentes velocidades, o que impacta diretamente a suavidade e como a movimentação é vista no display.
As telas de 90Hz podem atualizar as imagens 90 vezes por segundo, isso aumenta para 120 em telas de 120Hz, para 144 em 144Hz e assim por diante.
Então Hz na tela sempre significa a sua capacidade de atualização por segundo, o que pode trazer uma melhor experiência para o usuário.
Curiosamente, se comparar a taxa de 60Hz com 90Hz, o usuário irá visualizar maior suavidade, mas se comparar 90Hz com 120Hz, a melhoria será menor, já que o usuário estará vendo uma tela se atualizando um pouco mais rapidamente do que já estava.
Quais as vantagens de uma tela com a taxa de atualização maior?
A primeira, é a suavidade de imagens, que será aproveitada principalmente em jogos compatíveis, mas também traz uma experiência aprimorada para a rolagem da tela, para animações e mais.
Outro destaque é que como a taxa de atualização é maior, a tela traz imagens mais naturais, o que permite que os olhos demorem mais tempo para ficarem cansados, o que traz menor fadiga ocular para os usuários durante o uso dos dispositivos.
Desvantagens da taxa de atualização maior em telas de telefones
Como toda tecnologia, a taxa de atualização tem algumas desvantagens, a maior é o seu consumo de bateria, já que exige que a tela sempre fique em sua velocidade máximo em alguns modelos.
Aparelhos mais atuais, principalmente os tops de linha, chegam com telas com taxa de atualização alta, mas que são adaptáveis ao tipo de conteúdo, o que gera economia de bateria ao invés de um consumo maior.
Dependendo da tela e do conteúdo, a taxa de atualização pode ficar em apenas 1Hz para imagens estáticas, o que é muito pouco e diminui muito o consumo da bateria, conforme o conteúdo, a taxa de atualização vai aumentado para se adequar ao que está sendo mostrado.
Mas em algumas telas, o usuário terá apenas a capacidade de deixá-la em 60Hz, que é a padrão ou na sua velocidade máxima, que na maioria das vezes é 90Hz ou 120Hz, o que acaba aumentando o consumo de bateria, tanto que a economia de bateria quando ativada, deixar a taxa padrão de 60Hz para diminuir o gasto de energia.
Um dos problemas, é que os conteúdos precisam ter suporte para uma taxa de atualização maior, algo que nem todos possuem nesse momento, mas de qualquer forma, mesmo sem suporte, as aplicações irão funcionar em 60Hz.
Telas com taxa de atualização de 90Hz, 120Hz ou mais são apenas para jogos?
Com certeza não, as taxas de atualizações das telas não são apenas para aproveitamento dos jogos, mas os games são os conteúdos que mais aproveitam a tecnologia.
Atualmente as fabricantes estão aproveitando a alta taxa de atualização para fazer com que suas personalizações do Android fiquem mais rápida e suaves, algo que é visto na One UI 5 ou superior da Samsung.
Isso significa que a taxa de atualização maior traz benefícios para a própria interface do sistema, na rolagem de lista, em visualização de conteúdos com velocidade e muito mais.
Jogos aproveitam muito bem a taxa de atualização da tela
Claro que um dos itens que mais aproveitam a taxa de atualização da tela alta são os jogos, não à toa, os telefones dedicados para games contam com muita velocidade na tela.
Mas como falamos, o conteúdo precisa trazer suporte para as taxas de atualizações de tela maiores, antigamente, muitos poucos games traziam essa novidade.
Hoje em dia, muitos jogos já trazem a capacidade do jogador escolher a taxa de fps, que permite que a tela fique na mesma taxa, ou seja, consiga aproveitar a velocidade extra que o game possui, o que traz maior suavidade e até uma vantagem para quem possui uma tela mais rápida.
Telas com maior taxa de atualização são melhores do que outras telas?
Diferente do que muitos podem pensar, a taxa de atualização maior não significa maior qualidade da tela, já que velocidade e qualidade são coisas diferentes.
A velocidade da tela é visualizar através da taxa de atualização, maior, mais rápida a tela será, trazendo mais imagens por segundos.
Já a qualidade, é vista através da tecnologia e recursos que a tela possui, além do ponto de vista do usuário, atualmente temos telas OLED, AMOLED, IPS (LCD), então como podemos ver, a qualidade e velocidade não são as mesmas coisas.
Preciso de um telefone ou tablet com taxa de atualização de 90Hz, 120Hz ou maior?
Tudo vai depender do seu uso, mas recomendamos ter pelo menos um aparelho com taxa de atualização e 90hz, que como falamos, traz mais conforto para os olhos, evitando a fadiga ocular, o que é excelente para a sua saúde.
Mesmo com a bateria consumindo mais no caso do aparelhos que possuem taxa fixa, a tecnologia traz mais benefícios do que desvantagens, e sem contar, que o recurso pode ser desativado a qualquer momento, então você está no controle e poderá utilizar ou desativar quando precisar.
Imagens mais suaves e menor fadiga ocular são as grandes vantagens, permitindo que os usuários aproveitam melhor a tela e confira animações mais detalhadas e consiga utilizar os aparelhos por mais tempo sem ficar com os olhos cansados.
Telas com taxa de atualização de 90Hz, 120Hz e mais são o futuro
Como já podemos observar, as telas com taxa de atualização de 90Hz já estão chegando em diversos aparelhos mais baratos, o que é excelente para os consumidores que querem utilizar a tecnologia e pagar pouco em um Android.
Já as taxas de atualização de 120Hz virou um padrão para os dispositivos Android intermediários, ela é mais rápida, então aumenta ainda mais a suavidade das imagens.
E nos tops de linha, as telas estão chegando com taxa de atualização de 120Hz ou superior, o destaque fica para a taxa de atualização automática, que se adapta ao conteúdo, aumentando e diminuindo a velocidade da tela e ao mesmo tempo, economizando bateria quando a rapidez não é necessária.
Basta conferir a nossa seção de promoção para conferir telefones e tablets com descontos, muitos deles já contam com taxa de atualização superior a 60Hz.