Os sistemas operacionais móveis estão ficando cheio de aplicativos de todos os tipos que podemos imaginar, mas agora o destaque está ficando para aplicativo pagos e aplicativos gratuitos com itens para comprar.
Antigamente os jogos eram pagos ou gratuitos com anúncios, mas as desenvolvedoras começaram a pensa em algo diferente ai que surgiu os jogos conhecidos como Freemium que significa que o aplicativo ou jogo é grátis, mas existem vários itens que podem ser comprados com dinheiro de verdade.
Inclusive na semana passada descobrimos que o Google e algumas desenvolvedoras estão na mira da Itália por supostamente engarem os consumidores dos aplicativos e jogos falando que os mesmos são totalmente grátis, mas sem avisar que existem itens que possam cobrar algo deles ao ser comprado.
Algumas desenvolvedoras já estão deixando bem explicito que os aplicativos são grátis para jogar e que existem itens que podem ajudar os consumidores, mas que necessitam de dinheiro real para ser adquiridos.
Mas o problema maior é quando a desenvolvedora torna o jogo impossível de ser terminado normalmente, sendo que para terminar o jogo é necessário comprar alguns itens que podem sair caro para a pessoa que está jogando.
Vejo muita gente reclamando principalmente sobre jogos que são Freemium, não por terem muitos itens para comprar, mas sim por alguns jogos além de serem Freemium apresentarem propagandas e não terem um modo de pagar para tirar as propagandas que na maioria da vezes são muito chatas.
Mas algo que muitas pessoas reclamam é que algumas desenvolvedoras estão usando de má fé os Freemium fazendo jogos impossíveis ou extremamente difíceis de serem terminados sem comprar algum item.
Outra grande reclamação é sobre os valores do itens, alguns jogos tem valores absurdos, tem jogo que são necessários facilmente mais de R$100 reais para conseguir comprar todos os itens do jogo, sendo que se o jogo fosse pago iria custa cerca de R$20 reais ou até menos em sua forma completa.
A vencedora de reclamação entre os consumidores são os jogos Freemium que são pagos, ou seja, você precisa pagar para adquirir o jogo ou aplicativo, em algumas ocasiões aparecem propagandas e os itens para comprar e se quiser que as propagandas não apareçam mais é preciso pagar um novo valor.
A maioria das pessoas que compram aplicativos e jogos gostam mais de pagar somente uma vez e ter o mesmo completo sem propaganda ou sem precisar comprar nada, na outra ponta temos o pessoal que não gosta de comprar aplicativos e só compra os que realmente gostam, essa pessoas adoram o Freemium por terem jogos de qualidade de graça e em sua grande maioria esses consumidores não ligam muito para as propagandas que aparecem.
E você o que prefere: Um jogo ou aplicativo pago completo ou um grátis com itens para comprar?