Foi descoberto que a One UI 6 está com sua proteção de tela contra burn-in ativada, mas que não funciona como deveria, o que pode prejudicar usuários com aparelhos que possuem tecnologia OLED.
As telas AMOLED, OLED e outras da mesma tecnologia, podem reter imagens que ficam estática por muito tempo, algo que atrapalha o uso.
Para não ter problemas, existem proteções para evitar que textos, ícones e outros fiquem no mesmo lugar por muito tempo, algo que aparentemente não está funcionando corretamente no sistema mais recente da Samsung.
Galaxy com sistema mais recente estão com problemas no recurso contra burn-in
Um usuário do Reddit descobriu que o seu Galaxy S23 Ultra está com o recurso contra burn-in ativado corretamente, mas com falhas na One UI 6, versão que trouxe o Android 14 para o aparelho.
Ao fazer um teste bem simples, ele conseguiu constatar que a proteção para telas OLED e outras não está funcionando para a barra de status, que é o local que mostra a hora, bateria, sinal da rede, ícones de notificações e mais.
Isso é péssimo para aparelhos com tela com tecnologia OLED, caso da linha Galaxy S23 e muitos outros da Samsung.
Sem esse recurso ativado, a imagem ficará em um mesmo lugar por tempo indeterminado, o que pode fazer o conteúdo ficar “fixo” na tela, por exemplo, em um vídeo, você irá visualizar os ícones e notificações se a retenção acontecer, mesmo se esses ícones não estiverem na tela.
O teste realizado é muito simples, faça a captura de tela com barra de status visível, agora gire o telefone para o modo paisagem e retrato por cinco vezes, entre na galeria e visualize a captura de tela.
Essa ação mostrará que os ícones estão se movendo, o que indica que a proteção contra burn-in está ativada e funcionando como deveria, mas se estão no mesmo lugar, como na imagem, indica que está com problemas ou não existe.
Curiosamente, a proteção contra burn-in está funcionando, como é possível na imagem, mas apenas para os botões de navegação e outros itens, apenas a barra de status que não conta com o recurso em uso.
Esperamos que a Samsung faça a correção rápida do problema, já que muitas pessoas podem ser afetadas negativamente com esse funcionamento errado, afetando as telas OLED e causando problemas para os Galaxy.
Fonte: Reddit