A loja Google Play Store ganhou a opção arquivar apps automaticamente, novidade é bem interessante para se manter ativada.
Recurso será de grande utilidade para os usuários que enchem o telefone e tablet de aplicativos e jogos, já que ele chega para liberar armazenamento interno.
Anteriormente, a função não tinha opção, apenas surgia quando era preciso, mas isso acaba de mudar na loja do Android.
Pode ser ativada ou desativada
Os donos de um Android já podem acessar a nova opção Arquivar Apps automaticamente na loja Google Play Store.
O recurso foi lançado em abril desse ano, mas funcionava apenas quando o armazenamento estava cheio e o usuário autorizava.
Agora em sua versão mais recente, a loja do Android em “Configurações”, na aba geral, temos a nova opção “arquivar apps automaticamente”.
Com a opção ativada, os aplicativos que você usa pouco, serão arquivos automaticamente quando o seu aparelho estiver com pouco espaço de armazenamento disponível.
Quando um aplicativo é arquivado, é mostrado um símbolo de nuvem sobre o seu ícone, mas a loja Google Play Store em “Gerenciar apps e dispositivos”, na aba de gerenciar, agora possui a opção arquivados, que permite visualizar os aplicativos que estão sendo arquivados.
Mesmo com a opção ativada, o recurso só vai entrar em ação quando o armazenamento interno estiver cheio, se contar com espaço disponível, a função não irá fazer nada.
Como o recurso funciona
Para quem não sabe, o arquivar apps automaticamente da loja Google Play Store consegue economizar até 60% de espaço dos apps que estão instalados atualmente no telefone.
Essa tarefa é feita removendo dados dos próprios aplicativos que estão sendo utilizados com pouca frequência, mas mantenho dados dos usuários e o ícone da aplicação, então o usuário acaba com mais armazenamento disponível para instalar novas aplicações.
O mais interessante, é que o aplicativo é removido parcialmente, mas pode ser instalado novamente a qualquer momento, e ainda permitirá que o usuário continue de onde parou, já que os dados não foram apagados.
Antes da nova opção, o recurso aparecia apenas quando o armazenamento interno estava cheio, e só entrava em ação, se o usuário ativasse a função nesse momento.
A promessa é de recuperar até 60% do armazenamento interno ocupado pelos aplicativos, algo que pode mudar de app para app.
Agora não é mais preciso esperar o aviso, ativando a nova opção, o recurso vai entrar em ação automaticamente quando preciso.