Bluetooth 6.0 é a nova versão da tecnologia sem fio, novo padrão está mais eficiente, aprimora a localização e mais.
Mudanças trazem mais recursos e claro, otimiza os existentes, trazendo melhorias importantes em muitos setores.
Como as especificações do padrão foram oficializadas apenas agora, ainda pode demorar um bom tempo para que a inovação esteja equipando os novos dispositivos.
Distância de precisão, localização e chave digital
A nova especificação está trazendo o recurso BluetoothChannel Sounding, que em português, é som de canal Bluetooth, e que foca em localização.
Inovação consegue fazer medição de distância em alta precisão, o que melhora a localização em várias tarefas, inclusive a de localizar aparelhos perdidos.
Outro destaque, é que essa função melhora a segurança, então será possível utilizar chave digital, que irá abrir portas ou permitir acesso a locais apenas se aproximando a uma certa distância do equipamento.
Está mais eficiente
O aprimoramento do ISOAL (camada de adaptação isócrona) agora possui a capacidade de transmitir dados maiores em pacotes menores, o que garante a eficiência e processamento correto dos dados, o que acaba diminuindo a latência.
Os recursos estendidos LL permitem que os dispositivos possam trocar informações sobre os recursos que suportam, além disso, a atualização do espaço do quadro, se torna negociável o espaçamento de quadros nas conexões ou fluxos isócronos conectados.
Conexões ou desconexões com menos consumo
Com a filtragem de publicidade baseada em decisão, o Bluetooth Low Energy (LE) conseguirá analisar os pacotes do canal de transmissão primário, e caso a transmissão do canal secundário não esteja chegando, ele simplesmente não irá utilizar esse último, o que irá gerar mais eficiência, economia de tempo, e claro, menos uso de energia.
Outra mudança foi feita no sistema de monitoramento de anunciantes, que consegue identificar quando um dispositivo entra ou sai da área de conexão, o que evita o rastreamento, que normalmente é de alto consumo para aparelhos que estavam conectados e foram desconectados, o que traz menos consumo de bateria.
Lançamento
Apenas o padrão Bluetooth 6.0 foi lançado, mas isso apenas significa que as fabricantes podem começar a trabalhar em dispositivos com a nova tecnologia.
Mas os aparelhos com a nova versão podem demorar um bom tempo para chegarem ao mercado mundial.
Fonte: Blog Bluetooth