Novo padrão USB 4.0 é oficial, novidade chega com suporte para carregamento rápido de 100W e velocidade máxima de 40Gbps para dados.
Apesar do USB 3.2 não está em muitos aparelhos, nova versão chega mais interessante e chama a atenção, principalmente para os dispositivos móveis.
Para se manter atual e compatível com os aparelhos mais recentes, o padrão USB 4.0 traz melhorias, mas mantendo os conectores atuais.
Padrão USB 4.0
O USB 4.0 continua apostando na entrada USB Tipo-C, a mais atual e que muitas fabricantes estão utilizando, o que permite manter a compatibilidade com as diferentes versões da tecnologia USB, mas cada uma aproveitando o máximo de recursos que possuem.
Em velocidade temos a transferência de dados em até 40Gbps, o que é o dobro do USB 3.2 que consegue apenas 20Gbps. Isso simplesmente significa que vídeos, fotos, músicas, arquivos e o que precisar transferir, chegará no mínimo duas vezes mais rápido, algo mais do que necessário para quem tem um telefone e não pode ficar parada muito tempo em um mesmo lugar.
Outro item que será rápido no USB 4.0 é o carregamento rápido, o novo padrão simplesmente permite carregamento de até 100W, isso praticamente é mais do que o dobro dos modelos atuais, um exemplo é o Galaxy Note 10+, que chega ao mercado com carregamento rápido de 45W.
Algumas fabricantes já revelaram o carregamento rápido de 100W ou maior, então provavelmente eles estarão utilizando o USB 4.0 para conseguir esse feito, para os consumidores, essa velocidade de carregamento é traduzida com uma carga completo da bateria em menos de 20 minutos, algo mais do que excelente para quem precisa carregar durante o dia.
Por último, outra novidade do USB 4.0 é sua compatibilidade com Thunderbolt 3, o suporte permite utilizar a velocidade do padrão e aparelhos sem maiores problemas.
Lançamento
USB 4.0 é o mais novo padrão, ele já pode ser utilizado pelas fabricantes, mas deverá demorar um pouco para novos telefones e outros dispositivos chegarem com essa novidade integrada, então somente no final de 2020 ou 2021 veremos os primeiros aparelhos com o novo padrão.
Via: Androidauthority