As políticas de privacidades estão sendo mudadas para que novos limites de visibilidade de aplicativos sejam liberadas apenas quando realmente seja necessário.
Conhecido como permissão QUERY_ALL_PACKAGES, ela permite que os aplicativos possam visualizar todos as aplicações que estão instalados no telefone Android do usuário.
Mas agora para aumentar a privacidade do sistema Android e usuários, o Google está colocando limites nessa permissão, deixando o uso da mesma mais restrito.
Aplicativos terão limites maiores para visibilidade de apps no Android
A loja Google Play estará restringindo o uso de permissões que envolvam dados confidenciais ou que são considerados de alto nível.
Uma dessas permissões é a QUERY_ALL_PACKAGES, que permite que os aplicativos possam visualizar todos os apps que estão instalados no Android, essa lista de aplicações agora é considerada como informação pessoal e confidencial, então novo limites estão sendo colocados para acabar ou diminuir muito o seu uso.
O uso autorizado dessa permissão é para aplicativos que precisam de detecção ou interoperabilidade, o que inclui aplicativos de antivírus, gerenciadores de arquivos e navegadores.
As exceções para esses casos são para apps com finalidade essencial verificável que envolvam recursos financeiros, como é o caso de aplicativos de bancos e carteiras digitais, essa lista de aplicativos instalados é necessário para fins de segurança.
Proibição dessa permissão é para os aplicativos para compartilhamento (P2P) ponto a ponto, com exceção para P2P que a finalidade principal são app, quando os dados são adquiridos para fins de venda e quando a tarefa necessária pode ser feita com um método de visibilidade menos abrangente.
Lembrando que essas mudanças irão valar a partir de 05 de maio, afetando os aplicativos com foco no Android 11 (API nível 30), que solicitam a permissão QUERY_ALL_PACKAGES e que sejam disponibilizados na loja Google Play.
Android cada vez mais apostando na privacidade dos usuários
O Android aos poucos foi melhorando a segurança dos dados, mas apenas no Android 10 que o sistema realmente começou a apostar pesado em privacidade.
No Android 10 em diante, iremos encontrar o Menu de Privacidade, que coloca em um só lugar o controle dos seus dados sensíveis e particulares.
Com esse menu os usuários podem decidir que aplicativos e quais dados podem ser visualizados, além de trazer controle completo para os recursos do preenchimento automático, de permissões, histórico de localização, anúncios e muito mais.
Via: Suportegoogle