Foi descoberto que o Google Pixel 9 Pro dedica parte da sua RAM para uso da inteligência artificial.
E esse espaço é realmente dedicado e exclusivo, apenas a IA poderá acessar, algo bem incomum atualmente.
Mas ao que tudo ao que tudo indica, a novidade chega para melhorar a velocidade e o uso em geral das funções inteligentes.
IA tem sua própria memória exclusiva
O pessoal do Android Authority confirmou que o Google Pixel 9 Pro tem uma parte da RAM dedicada para a inteligência artificial, algo que também acontece nos modelos Pro XL e Pro Fold, mas que não existe no Pixel 9 base.
No total, são 3GB exclusivamente dedicado para uso do TPU do chip e do AICore do sistema Android, que são os dois itens que utilizam a IA.
Para quem não conhece, o Tensor Processing Unit (TPU) é uma unidade de processamento dedicada para acelerar a inteligência artificial, ou seja, para executar todas as tarefas relacionadas.
Já o AICore é o software que está no Android e é o responsável pelos recursos inteligentes da plataforma em geral, que mais tarde recebe ou passa as funções para o Gemini Nano fazer o restante do trabalho.
Com a memória ficando dedicada, ela não pode ser utilizada em outras tarefas, e fica apenas esperando o uso da IA, e como não pode ser desligada, ela mesmo sem utilizar recursos inteligentes não é aproveitada de forma alguma por outros apps.
Isso na prática significa que os aparelhos chegam com 16GB de RAM, mas apenas 13GB de RAM estão disponíveis, o único problema é que não é possível utilizar a RAM exclusiva em outras tarefas.
A vantagem é que os recursos de inteligência artificial sempre estarão prontos para funcionarem de forma rápida e eficiente, além de não afetar e nem ser afetado por outras aplicações, já que possui todos os recursos necessário disponíveis 24 horas por dia.
Algo a destacar, é que mesmo com os 13GB livres, ainda é muita RAM para os usuários utilizarem nas outras tarefas, então os donos de qualquer Pixel 9 Pro, Pro XL ou Pro Fold ou mais recente não devem ter problemas de performance ou algo parecido.
Fonte: Android Authority