Muitos aparelhos apresentam problemas diariamente, mas pesquisa revela que o maior problema do seu smartphone é você mesmo.
Problemas sempre irão acontecer com os novos e velhos smartphones, tablets e dispositivos eletrônicos, mas muitos são culpa dos usuários que conseguem diminuir o desempenho dos aparelhos sem saberem.
Em uma pesquisa realizada pela Blancco Technology Group no quarto trimestre de 2015, revela que você mesmo é a causa de um número considerável de problemas que ocorrem relacionados ao desempenho do seu smartphone.
A pesquisa foi feita na América do Norte, Europa e Ásia, nessas regiões facilmente os pesquisadores conseguiram achar defeitos na forma que os usuários utilizam seus smartphones diariamente e como eles conseguem afetar o desempenho dos seus eletrônicos.
Para ter uma noção, na Ásia os consumidores adoram instalar vários comunicadores em seus smartphones, por isso, normalmente é fácil encontrar vários app de redes sociais e de mensagens ao mesmo tempo, quando o usuário começa a usar todos eles ou deixar de fechar os que não usam, o desempenho do dispositivo fica comprometido, assim ele fica mais lento, gasta mais bateria e utiliza mais a memória RAM, para o consumidor o problema é no hardware do aparelho e não em seu uso.
O número de aplicativos usados, configuração de localização, configuração de notificações e até o habito de carregamento da bateria são os maiores exemplos do que você pode fazer para afetar diretamente o desempenho e a saúde do seu dispositivo.
Na Europa no último trimestre de 2015 o maior problema foi relacionado com o aumento de download de aplicativos de produtividade e uso crescente de emoji.
A pesquisa também revela outros itens interessantes confira:
- 85% dos aparelhos que foram para a assistência técnica possuíam o sistema Android
- Aparelhos que mais apresentaram falhas foram Samsung (27%), Lenovo (21%), Motorola (18%), Xiaomi (11%) e Asus (8%).
- No mundo todo, as falhas mais comuns são relacionadas com câmera, tela de toque, carregamento da bateria, microfone e desempenho.
- 50% dos aparelhos da Ásia chegam na assistência técnica sem nenhum problema relacionado com o hardware, ou seja, chegam sem nenhum problema encontrado.
- Na Ásia o desempenho do dispositivo é afetado principalmente por aplicativos de mensagens e redes sociais como Facebook, WhatsApp, WeChat entre outros.
- Na Europa os problemas aumentaram de 14% (quarto trimestre de 2014) para 29% (quarto trimestre de 2015) e na maioria relacionados com o aumento crescente de emoji e aplicativos de produtividade.
Em resumo, você é o principal item necessário para manter seu smartphone funcionando, não utilize muitos aplicativos, mantenha instalado somente apps e games que realmente utiliza, dessa forma você poderá evitar problemas maiores.