Pular para o conteúdo

Pesquisadores falam que novo algoritmo pode aumentar vida útil da bateria

Zerolemon Nexus 4 bateria

As baterias podem ter melhor vida útil segundo pesquisadores que revelaram um novo algoritmo de carregamento.

Um dos maiores problemas para dispositivos móveis e até carros elétricos é a bateria, peça que não evolui muito com o tempo.

Mas novo algoritmo pode fazer o item ter maior vida útil, fazendo ela durar até o dobro do padrão.

É esperado dobrar a vida útil das baterias

Pesquisadores da Helmholtz-Zentrum Berlin e da Universidade Humboldt, em Berlim, revelaram um novo algoritmo de carregamento para fazer as baterias durarem mais tempo.

Carregamento sem fio LG

Para quem não sabe, as baterias são um dos itens que menos evoluíram nos últimos anos, isso ainda é pior em comparação com outras peças de smartphones, que a cada ano são atualizadas e melhoradas.

Mas o novo algoritmo vem para melhorar não a duração, mas sim a vida útil, o que significa maior tempo de uso em boas condições sem precisar fazer a troca.

A ideia central é mudar como o carregamento é feito, não para o usuário, mas sim para o carregador, dispositivo e a própria bateria, tudo para diminuir o desgaste e aumentar a quantidade de vezes que pode ser recarregada antes de mostrar degradação.

Atualmente os aparelhos eletrônicos quando são carregados utilizam um algoritmo de corrente constante (CC), ele só envia a energia em um movimento constantes, algo que acaba danificando as estruturas dos eletrodos, que ficam rachadas.

Samsung bateria

Os pesquisadores revelam que o novo algoritmo criado utiliza o carregamento de corrente pulsada (PC) que envia energia aos poucos, o que diminui o desgaste das estruturas, que irão ficar inteiras por mais tempo, assim aumentando a vida útil da bateria.

Com essa nova técnica, é esperado que as bateria atuais tenham uma retenção de 80% da capacidade de energia depois do dobro do tempo esperado para o desgaste natural, isso significa que se uma bateria promete 800 ciclos antes de reter 80% da energia, o algoritmo conseguirá aumentar esse valor para 1600 ciclos completos.

Com maior vida útil, os aparelhos irão funcionar por mais tempo sem a necessidade da troca da bateria, o que será de grande utilidade para os consumidores e claro, para as fabricantes, que poderão investir em tecnologias de carregamento mais rápido e sem afetar a vida da bateria.

Enquanto a tecnologia não chega ao mercado, recomendamos seguir nossas dicas para aumentar a duração da bateria e se tiver um Galaxy, ative a proteção da bateria para aumentar a vida útil da peça.

Fonte: Sciencedaily

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *