Os donos dos Pixel estão ganhando suporte nativo para rodar o Linux em linha de comando, algo bem legal para quem precisa desse recurso.
O mais interessante, é que como é algo nativo, o usuário não precisa fazer instalação de nada, apenas ativar e baixar os dados.
Claro que isso traz novas possibilidades de uso, permitindo utilizar um terminal de comando quando for preciso.
Pixel Drop de março de 2025 trouxe a novidade
Com a atualização Pixel Drop de março de 2025 trouxe o suporte nativo para rodar o Linux utilizando a linha de comando.

Isso é extremamente interessante para quem utiliza o sistema, e que poderá ter o software diretamente na tela do celular ou tablet, o que traz muitas novas possibilidades de uso em geral.
Ao instalar a atualização citada, os usuários em opções de desenvolvedor (é preciso ir em “Configurações”, “Sobre o telefone” e apertar 7 vezes rapidamente no número da compilação) são capazes de ativar a inovação.
Opção é chamada de “Linux development environment” (Ambiente de desenvolvimento Linux) e uma vez ativada, irá colocar o aplicativo Terminal entre seu apps.

Quando entrar pela primeira vez, irá pedir para fazer um download de cerca de 600MB, sendo recomendado baixar utilizando uma rede Wi-Fi.
Depois do procedimento concluído, será instalado uma versão do Debian, que poderá ser utilizada com a ajuda de linha de comando.
Para quem não sabe, a linha de comando permite apenas comando digitados, então não possui uma interface gráfica instalada por padrão.

Novo recurso é interessante para quem possui um Android e precisa de acesso ao Linux para diversas tarefas, principalmente para trabalhar, algo que poderá ser feito diretamente no tablet ou telefone em qualquer lugar que estiver.
Ainda não se sabe se o recurso “Linux development environment” (Ambiente de desenvolvimento Linux) estará disponível apenas para os Pixel ou se poderá ser liberada para todos com o Android 16 ou versão futura.
Fonte: Androidpolice
Deixe um comentário