O postmarketOS em sua nova versão, traz a capacidade de celulares utilizarem o Linux, mas sem precisar retirar o Android
Para quem não conhece, esse projeto traz o Linux para aparelhos que chegam originalmente com o Android.
Anteriormente, tínhamos que instalar o novo sistema por cima do sistema anterior, mesmo se fosse apenas para testar a novidade, mas agora isso está mudando.
postmarketOS permite que celulares possam usar Linux sem retirar o Android
O postmarketOS está aos poucos melhorando e se destacando, o sistema foi criado para trazer o Linux para celulares e outros dispositivos equipados com o Android.
Mas para muitos casos, o problema é que ao fazer a instalação, o sistema Android é removido e não será possível fazer a restauração novamente, ou seja, não terá como voltar ao sistema oficial.
Isso para muitos, é um grande defeito e que acaba afastando as pessoas de pelo menos testarem, já que apenas um teste, faz com o que aparelho tenha grande chance de não utilizar o sistema anterior.
Agora esse problema inicial acaba de ser corrigido, já que o postmarketOS está trazendo a capacidade de executar o sistema Linux em celulares Android, mas sem retirar o Android nessa etapa.
Para isso, temos o recurso de inicialização ao vivo, que é conhecido como CD Live ou USB Live, e permite testar o Linux em computadores, mas sempre precisar instalar nada no armazenamento interno ou outras mudanças, tudo diretamente na RAM.
No Android, acontece quase o mesmo, mas o aparelho precisa do bootloader desbloqueado, para que tudo funcione normalmente e como esperado.
Os usuários também irão precisar de um computador, já que o PC que estará com o postmarketOS e irá passar o sistema para o celular via cabo, então facilmente você poderá fazer testes e decidir se realmente irá instalar o sistema em seu telefone.
Como esperado, assim que o celular é desligado ou quando desconectado do PC, ele irá ligar com o sistema Android tradicional que está instalado no aparelho.
Então agora existe uma forma de testar o postmarketOS em muitos aparelhos Android, mesmo que seja preciso desbloquear o bootloader para fazer isso.
Via: Tuxphones