A maioria dos dispositivos com Android usam processadores com 2 ou 4 núcleos, mas atualmente os processadores de 8 núcleos estão chegando com tudo e são usados de 3 diferentes formas.
Processadores de 8 núcleos e seu funcionamento
Arquitetura big.LITTLE
Esse foi o primeiro processador anunciado e lançado com 8 núcleos para dispositivos móveis, ele tem um funcionamento diferente do que estamos acostumados e ele foi criado para principalmente economizar a bateria.
Ele mesmo sendo um processador de 8 núcleos podemos dizer que esse processador é um dual quad-core “4 núcleos”, ele nunca usa todos os núcleos ao mesmo tempo, ele usa 4 núcleos Cortex-A15 para tarefas de alto poder e usa 4 núcleos Cortex-A7 para operações simples, como já falamos eles trabalham se alternando um com o outro, mas de forma nenhuma juntos.
A Samsung anunciou poucos dias que os Exynos 5 5420 poderão usar os 8 núcleos ao mesmo tempo.
Motorola X8
O processador exclusivo da Motorola é uma modificação do Snapdragon Krait, esse processador é o mais diferente entre os que tem 8 núcleos já que ele é dividido em 4 partes diferentes.
2 núcleos são usados para tarefas de processamento, 4 núcleos são usados para gráficos, um núcleo é usado para o sistema de voz que sempre fica ativo “quando o usuário assim configurar” e o último núcleo cuida especialmente dos sensores do aparelho.
MediaTek
A MediaTek é a primeira fabricante a anunciar um verdadeiro processador de 8 núcleos, seu funcionamento é igual aos processadores de PC.
No processador MediaTek não tem divisão, gambiarras ou qualquer outra coisa, em geral os 8 núcleos funcionam juntos ao mesmo tempo isso quando é necessário todo o poder para processamento, ou seja, esse é o único processador até o momento que realmente usa os 8 núcleos para quase todas as tarefas que você for realizar.
A Qualcomm fez uma pesquisa de mercado na China para saber quantos núcleos os aplicativos e jogos mais famosos usam e se descobriu que a maioria usava somente 2 núcleos ao mesmo tempo e os outros núcleos ficavam desligados, no final não importa quando núcleos tem seus processadores o importante é que os desenvolvedores façam aplicativos e jogos para utilizarem todos os núcleos que cada aparelho possui.