Android 16 pode ser o primeiro sistema a ter suporte para o Programa de Proteção Avançada do Google.
Novidade ainda está em desenvolvimento, assim como o próprio sistema, mais irá trazer mais segurança para todos.
O usuário poderá decidir se irá ativar, uma vez funcionando, muitos recursos entram em ação para proteger o aparelho e os dados.
Recurso será opcional
Foi descoberto que o Google está trabalhando no Programa de Proteção Avançada que irá estrear no Android 16, algo que será integrado ao sistema e que o usuário terá que ativar, mas é algo opcional.
Com a função em uso, a conta do usuário e seus dados serão mais protegidas do que nunca, isso em vários setores.
Existirá uma API que irá verificar se o recurso foi ativado ou não, assim os aplicativos podem funcionar de uma maneira ou de outra, com o recurso ligado, por exemplo, as aplicações bancárias e outras, poderão pedir o uso do leitor de digital ou outra biometria para acessar dados e arquivos importantes, o que acaba aumentando a proteção em geral.
Mas o próprio sistema também começa a se proteger melhor, impedindo a instalação de aplicações que não seja das lojas que vem por padrão no aparelho, então quando tentar instalar uma aplicação baixada na internet ou de terceiros sem querer, não conseguirá.
Os usuários também serão alertados quando uma aplicação da própria loja Google Play Store não aprovada pelo Google tentar se instalada, o que aumentará ainda mais a segurança dos dados.
Essas medidas extras de segurança permitirão ajudar principalmente os usuários desatentos ou que não sabem muito de tecnologia, protegendo os mesmos de fazerem instalações de apps que podem ser prejudiciais de diversas formas, principalmente no roubo de dados e outros.
Os rumores indicam que o Android 16 será lançado mais cedo no próximo ano, o que permitirá que as fabricantes tenham mais tempo para lançar a atualização para seus aparelhos antes do fim do ano.
Fonte: Androidauthority