Pular para o conteúdo

O que é Projeto Treble e atualizações sem costura (partição A e B)

Android logo

Pensando em trazer versões mais rápidas e seguras, o Google adicionou ao Android o Projeto Treble e atualizações sem costuras (partição A e B) que iremos conhecer em detalhes a partir de agora.

Esses dois recursos são utilizado apenas nas atualizações, tanto no sistema oficial, como nos aparelhos das fabricantes e até mesmo nas ROMs personalizadas, ou seja, estão disponíveis para o uso em geral das empresas e desenvolvedores que querem utilizar qualquer um dos dois itens.

Esse é o esforço mais recente do Google para trazer atualizações mais rápidas do sistema para o Android, a intenção é que novas versões sejam liberada em pouco tempo e alcancem o maior numero de pessoas.

O que é Projeto Treble

É a divisão do sistema Android para melhorar o tempo de atualizações, a partir do Android 8.0 Oreo, todos os aparelhos de fábrica com o sistema precisam ter o recurso ativado.

Android O Proejto Treble

O sistema agora fica separado o que permite que as atualizações sejam feitas apenas nessa parte, deixando o resto funcionando normalmente.

Como funciona o Projeto Treble

Como falamos, o Projeto Treble (Project Treble) chega para dividir o sistema em várias partes diferentes, o Android chega em três partes, temos a dos aplicativos e drives, do sistema e das personalizações da fabricante.

Android O Proejto Treble

Então as fabricantes podem atualizar apenas o sistema sem precisar fazer nenhuma alteração nas outras partes, ou seja, as atualizações se tornam mais rápidas e eficientes.

Qual a vantagem de aparelhos com Projeto Treble

A vantagem é que as atualizações do sistema em geral devem ser liberadas mais rapidamente, o mesmo acontece com as atualizações mensais de segurança que também são liberadas de forma mais eficiente e com maior velocidade.

ROM Projeto Treble

O Projeto Treble traz melhorias para todo o ecossistema do Android, inclusive para as ROMs, como o sistema fica separado, os desenvolvedores podem utilizar essa parte para criar ROMs para diversos aparelhos, mas também podem adicionar o recurso para trazer atualizações mais rápidas para as suas ROMs, algo que já está acontecendo com a Lineage OS e outras.

O que é atualização sem costura (partição A e B)

Introduzido desde a chegada do Android Nougat, a atualização sem costura (partição A e B) também conhecida como Seamless, foi adicionada ao sistema para trazer aos usuários mais segurança e maior velocidade ao atualizar o Android.

Os aparelhos precisam ter duas partições, elas são conhecidas como A e B, uma é do próprio sistema e a outra é dedicada apenas para as atualizações.

MI A1 Seamless

As atualizações acontecem da mesma forma que em um PC com Windows, elas serão baixadas automaticamente, mas o destaque é que a instalação começa com o aparelho ainda ligado.

Como funcionam atualizações sem costura (partição A e B)

O funcionamento é bem simples, o Android começa baixar a atualização, logo depois ela é instalada em segundo plano.

Quando o processo de instalação estiver terminado, o Android irá pedir para reiniciar para terminar o processo de atualização, como já foi instalada boa parte da nova versão, o restante é bem mais rápido e o usuário fica com o telefone ocupado por pouquíssimos minutos.

Vantagens das atualizações sem costura (partição A e B)

A maior vantagem é a segurança, aparelhos com atualização sem costura (partição A e B) nunca param de funcionar, como existem as duas partições, se a atualização apresentar algum problema durante a instalação, o sistema simplesmente volta ao estado que estava antes do inicio da instalação.

Android atualização

Além da segurança de deixar o aparelho sempre funcionando, a atualização sem costura (partição A e B) também é mais rápida, já que ao reiniciar o tempo de completar a instalação é bem menor, como já foi boa parte da instalação feita com o aparelho ligado, o usuário fica pouco tempo com o telefone desligado.

ROM atualizações sem costura (partição A e B)

Assim como o Projeto Treble, os desenvolvedores de ROM podem adicionar as atualizações sem costura (partição A e B) em suas ROMs, assim os usuários podem aplicar as novas versões sem ficarem com medo de qualquer problema, e se acontecer algum defeito, o próprio sistema irá retornar a versão anterior.

Como saber se meu aparelho tem Projeto Treble e atualizações sem costura (partição A e B)?

Tudo o que você precisa é do aplicativo Treble Check, mesmo com seu nome, ele também consegue verificar se o aparelho tem suporte para atualizações sem costura (partição A e B).

Android logo

O funcionamento é bem simples, você entra no aplicativo e pronto, já terá as informações se o seu Android tem suporte para o Projeto Treble e se tem suporte para as atualizações sem costura (partição A e B), no aplicativo essa atualização é chamada de “Atualizações Simples”.

Lembrando que o Projeto Treble foi implementado no Android 8.0 e superior, já as atualizações sem costura (partição A e B) chegaram ao sistema no Android 7 Nougat ou superior, então você precisará ter pelos menos a versão indicada para talvez ter um aparelho com um desses recursos ativados.

Baixe agora na loja Google Play:

Treble Check

4 comentários em “O que é Projeto Treble e atualizações sem costura (partição A e B)”

  1. Olá

    Matéria interessante pra mim. Gosto de tecnologia. Mas aconteceu uma coisa esquisita. Testei dois aplicativos para verificar o projeto Treble. Neu aparelho está com Rom Stock com Android 10, tem o bootloader desbloqueado, tem Root e TWRP.

    Usei o Treble Info e diz que meu aparelho tem suporte ao Treble, suporta sistema como Root e tem a partição A e B, é Arm64, suporte a partição dinãmica e não suporta Seamless Upgrades.

    E o app Treble Check também confirmou que meu aparelho tem suporte ao Treble, mas que é somente partição A, não suporta atualização simples, é Arm64 e suporta sistema como Root.

    Agora pergunto: Em qual confiar? Estou pretendendo usar Custom Rom.

    Estou procurando comandos via ADB Shell para fazer este teste e confirmar qual é o sistema de partição que nele.

    Você sabe quais comando devo usar?

    Obrigado e parabéns pelo site.

    1. No seu caso, é interessante saber qual das duas aplicações possuem suporte para seu dispositivo, sem suporte oficial, as ferramentas podem mostrar informações erradas.
      No caso de Custom ROM, cada ROM possui suas diferenças e recursos, quando achar uma do seu interesse, confira os recursos que ela oferece, algumas possuem atualizações seamless, partição A e B, Treble e outras não.
      Os comandos são getprop ro.boot.slot_suffix e getprop ro.build.ab_update , o primeiro deve mostrar _a ou _b e o segundo deve mostrar True, se não mostrar, é que o telefone não suporta partição A e B no sistema atual.

      1. Olá Marcos, obrigado pelo retorno.

        Enquanto aguardava sua resposta continuei procurando os comando via ADB e achei no site do Android Developers. Os comandos são diferentes dos que você indicou.

        Executei os comandos sugeridos e não apareceu nenhuma resposta esperada. Veja abaixo um print do terminal e logo abaixo do seus comandos, executei os comandos sugeridos do Android Developers.

        root@edupaz007:/home/edupaz# adb shell getprop ro.build.ab_update

        root@edupaz007:/home/edupaz# adb shell getprop ro.boot.slot_suffix

        root@edupaz007:/home/edupaz# adb shell getprop ro.treble.enabled
        true
        root@edupaz007:/home/edupaz# adb shell cat /system/etc/ld.config.29.txt \
        > | grep -A 20 “\[vendor\]”
        [vendor]
        additional.namespaces = runtime,system,vndk

        ###############################################################################
        # “default” namespace
        #
        # This is the default linker namespace for a vendor process (a process started
        # from /vendor/bin/*). The main executable and the libs under /vendor/lib[64]
        # are loaded directly into this namespace. However, other libs under the system
        # partition (VNDK and LLNDK libraries) are not loaded here but from the
        # separate namespace ‘system’. The delegation to the system namespace is done
        # via the ‘namespace.default.link.system.shared_libs’ property below.
        #
        # ‘#VNDK27#’ TAG is only for building ld.config.27.txt for backward
        # compatibility. (TODO:b/123390078) Move them to a separate file.
        ###############################################################################
        namespace.default.isolated = true
        namespace.default.visible = true

        namespace.default.search.paths = /odm/${LIB}
        namespace.default.search.paths += /vendor/${LIB}
        root@edupaz007:/home/edupaz# adb shell getprop ro.product.cpu.abi
        arm64-v8a

        Fiquei intrigado e vou continuar a pesquisa dos comandos ADB, por ter interesse em aprender e por sanar a minha dúvida de qual Custom Rom é mais apropriada para o meu aparelho.

        Obrigado e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *