As atualizações rápidas podem virar um padrão para o próximo Android, mas infelizmente muitas pessoas precisarão adquirir um aparelho com a versão mais recente do sistema.
Projeto Treble para atualizações mais rápidas é apenas suportado nos Pixel e aparelhos que chegarão com Android O, essa novidade com certeza não agrada quem possui um aparelho atualmente.
Dias atrás conhecemos o novo plano do Google para transformar as atualizações do sistema em uma tarefa mais rápida para as fabricantes e operadoras, saiba mais em “Projeto Treble separa a interface das fabricantes do sistema para diminuir o tempo de atualizações no Android O”.
Em resumo o Projeto Treble deixa o sistema Android O divido em partes, agora são três, uma arquitetura para os aplicativos, algo que aumenta a compatibilidade dos apps com todas versões do sistema, na segunda parte da arquitetura temos o sistema Android e na última parte encontramos a interface dos fabricantes, ou seja, drives, personalização e aplicativos das operadoras.
Com essa separação, o Android O permite que as fabricantes atualizem apenas a parte central que está o sistema, a interface não precisará receber atualizações ou qualquer modificação, já que as atualizações irão manter a interface funcionando em total compatibilidade com as novas versões do sistema Android que serão lançadas na sequência.
Podemos ver que o Projeto Treble pode finalmente acelerar as atualizações do sistema Android, algo que já é esperado há anos e nunca realmente acontece.
No Google I/O 2017, David Burke, vice-presidente de engenharia do Android, deixou claro que o Projeto Treble chegará nativamente com os primeiros dispositivos que serão vendidos com o Android O no mercado, os aparelhos anteriores não irão receber a novidade, com exceção dos Google Pixel e Google Pixel XL que atualmente já suportam esse recurso.
O Google ainda não revelou o motivo dos aparelhos anteriores não utilizarem o Projeto Treble quando atualizados para o Android O.
Essa é uma péssima notícia para quem estava esperando que o Projeto Treble fosse a solução esperada para as atualizações rápidas, na verdade, o recurso pode até ajudar no tempo de atualizações, mas exigir a compra de um aparelho com o Android O é o mesmo que vem acontecendo até hoje, que os consumidores precisam adquirir um novo aparelho a cada nova versão do sistema para conseguir aproveitar as novidades do sistema.
Agora o jeito é esperar o Android O chegar ao mercado e comprar um smartphone com o sistema de fábrica, para assim, enfim descobrimos se as atualizações serão realmente rápidas ou se é mais uma tentativa do Google que irá falhar.
Via: Androidpolice
Saiba mais sobre o novo sistema em “Android O“.