Pular para o conteúdo

Proteção contra roubo é anunciada para Android, irá funcionar antes, durante e depois

Android proteção contra roubo

O sistema Android receberá vários recursos para proteger contra roubos, eles irão funcionar antes, durante e depois dessa ação.

A intenção é proteger os seus dados, mas também evitar o uso do aparelho após ser furtado ou roubando.

Além disso, algumas opções do sistema estão sendo protegidas e não podem ser alteradas sem um PIN ou a biometria.

Antes que aconteça

O Google revelou recursos e inovações que serão integradas ao Android em geral, permitindo que os usuários protejam seus dados antes que sejam roubados/furtados ou perca o aparelho.

Android proteção contra roubo

Para o Android 15 temos duas exclusividades, a primeira é a chegada do Espaço Privado, a versão da Pasta Segura da Samsung, que é utilizada para esconder e proteger seus dados e aplicativos.

A segunda é a atualização da proteção contra restauração fábrica, que no Android 15 é mais difícil de ser feita, e se for feita, o ladrão não conseguirá utilizar o aparelho, que irá pedir a conta do Google ou a credenciais do dispositivo, o que não permitirá o uso até que um desses dois itens seja corretamente colocado.

Para o Android 10 ou superior, as novidades chegarão através da Atualização do Sistema Google Play, aumentando a segurança em alguns setores.

Com a novidade disponibilizada e instalada, para alterar o tempo limite da tela e para desativar o recurso Localizar meu dispositivo, o sistema irá pedir um PIN, senha ou biometria, o que irá evitar que os criminosos mantenham o aparelho desbloqueado ou possam desligar a localização.

A outra inovação é a autenticação aprimorada, que uma vez ativada, mesmo que a pessoa saiba o seu PIN, não poderá fazer modificações importantes na conta do Google, e no aparelho, não permitindo mudar o PIN, desativar a proteção contra roubo e nem acessar as suas chaves de acesso de uma localização não confiável.

Durante a ação

Android proteção contra roubo

Normalmente, a maioria das pessoas que tem o celular roubado é por algum indivíduo que está correndo ou que está de bicicleta, então o sistema está recebendo algumas proteções para esses momentos.

Com a inteligência artificial, o Android contará com o bloqueio de detecção de roubo, algo que entra em ação quando a IA detecta que alguém pegou o telefone da sua mão e está tentando correr, andar de bicicleta ou ir embora.

Vários sensores são utilizados para tentar reconhecer esse movimento do roubo, e quando é reconhecido, o sistema irá bloquear rapidamente a tela de forma automática, para evitar o acesso aos seus dados.

Outra proteção, é o Bloqueio de Dispositivos offline, ou seja, mesmo se o aparelho estiver desconectado da internet.

Esse recurso é interessante caso o ladrão desligue o telefone ou desative a rede, o aparelho será bloqueado mesmo assim, para isso, será utilizado a rede Localizar meu Dispositivo e usando o Bluetooth, igual a tag de rastreamento.

Sistema também irá fazer o bloqueio ao reconhecer outros sinais de que o aparelho não está nas mãos do dono, como no caso de tentativas de autenticações que falham muitas vezes.

Bloqueio de Detecção de Roubo e o Bloqueio de Dispositivo Offline serão liberadas através da Atualização do Sistema Google Play ainda este ano, estará disponível para o Android 10 ou versão mais atual.

Depois do roubo

Android proteção contra roubo

Depois que o aparelho já foi roubado e está nas mãos do ladrão, os usuários podem utilizar o Localizar meu dispositivo para encontrar, bloquear e até apagar os seus dados, mas agora podem marcar o aparelho como perdido.

Mas a novidade aqui é o Bloqueio Remoto, que permitirá bloquear o telefone apenas com o número do telefone e um desafio de segurança, algo que pode ser feito em qualquer aparelho e mesmo se você não se lembrar da senha da conta do Google.

Com a função ativada, os usuários terão tempo de recuperar os detalhes da conta, e acessar o Localizar meu dispositivo para conseguir facilmente fazer uma redefinição de fábrica no aparelho roubado ou perdido.

O Bloqueio Remoto será liberado ainda este ano para os aparelhos com o Android 10 ou mais recente, a novidade chegará por meio da Atualização do Sistema Google Play.

Lembrando que mesmo com essas novas proteções, é recomendado ter cadastro no Celular Seguro, que avisa bancos e empresas que o seu aparelho foi roubado, evitando fraudes em seu nome, acesso a bancos e outros.

Fonte: Blog Google

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *