Com a chegada do Android 9 Pie, o Google revela que a Proteção Reversa é obrigatória para os aparelhos que chegam com o sistema.
Novidade será uma exigência para os dispositivos com a nova versão do Android, a intenção é evitar que falhas de seguranças sejam utilizadas por pessoas mal-intencionadas.
Proteção Reversa chegou com o Android Oreo, ela basicamente evita que os usuários instalem versões anteriores do sistema no aparelho, mas como não era obrigatória, nem todas as fabricantes adotaram o novo recurso, mas isso irá mudar em breve.
A intenção dessa proteção é evitar que hacker ou quaisquer pessoas instalem uma versão mais antiga do sistema para aproveitar conhecidas falhas de seguranças no Android mais antigo.
Nos últimos dias a novidade começou a ser utilizada pela Xiaomi, os Redmi Note 5 Pro e Redmi Note 5 foram atualizados para a MIUI 10 e receberam a Proteção Reversa, mas outros telefones da empresa atualmente também estão sendo atualizados com essa novidade.
A descoberta foi feita pelo pessoal do XDA, que descobriram que o Android Pie tem como regra a obrigatoriedade da Proteção Reversa nos aparelhos que chegam com essa versão do sistema.
Com essa obrigação, a ideia do Google é simples, tornar o Android ainda mais seguro, evitando que falhas que já foram corrigidas nas versões atuais do sistema sejam utilizadas para algum procedimento obscuro, como é o caso dos telefones roubados, que muitas vezes basta instalar a versão mais antiga do Android para que ele fique desbloqueado e pronto para o uso.
Claro que essa proteção nem sempre é excelente para todos os tipos de usuários, por exemplo, como não é possível instalar uma versão anterior, os usuários precisam esperar a fabricante corrigir todos os erros da versão atual do sistema e não é possível fazer nada até que uma atualização seja lançada.
Felizmente com o bootloader desbloqueado, os usuários podem contornar a Proteção Reversa, ou seja, se for um usuário avançado, você ainda terá total controle sobre o sistema e o aparelho em geral.
Via: XDA