Os sistemas Android e Wear OS terão melhorias na duração da bateria, para que os usuários possam utilizar os dispositivos por mais tempo.
Esse aumento deve ser bem significativo para todos, a estabilidade de consumo é algo que os SO estão focando.
Para isso, alguns truques antigos foram aprimorados e claro, a tecnologia mais atual permite o menor uso da bateria em muitos momentos.
Android 15 terá grande estabilidade do consumo da bateria
Em um podcast, Dave Burke, vice-presidente de engenharia da plataforma Android, e Sameer Samat, presidente do ecossistema Android falaram um pouco das otimizações dos dois sistemas.
Com o Android 6.0 Marshmallow teve a estreia do Doze e Stand-By para melhorar a duração da bateria.
Agora, quase 9 anos depois, o Doze está sendo aprimorado no Android 15, funcionando 50% mais rápido do que tradicionalmente iria funcionar.
Com essa simples mudança, é relatado até 3 horas a mais de energia em espera, mas a média deve ser um pouco menor, já que irá variar conforme o aparelho e os aplicativos instalados.
Como faz parte central do sistema, a função deve estar disponível apenas no próximo ano para os sistemas que utilizarem o Android 15 como base, atualmente, o Android 14 é a base para os novos Android TV/Google TV e para o Wear OS 5.
Wear OS 5 utiliza menos energia
Outro sistema que está sendo otimizado no setor de bateria, é o Wear OS 5, que vem com aprimoramentos interessantes,
Wear OS estreou a interface híbrida, que economiza bateria utilizando o coprocessador compatível, essa mudança permite que os relógios suportados tenham até 100 horas de bateria.
Mas com o Wear OS 5, temos menor consumo, por exemplo, até 20% a menos em uma maratona, isso em comparação com versão anterior do sistema.
Isso foi possível por outras otimizações no software, adiando tarefas em segundo plano, colocando restrições nos apps em segundo plano e aprimorando o momento em que o aparelho irá desligar a tela e ficar “dormindo” em espera.
Fonte: YouTube