ARM e Samsung anunciaram parceria para otimizar o próximo núcleo Cortex-X, que é a linha mais poderosa.
Para esse feito, as duas empresas empregaram forças para o desenvolvimento conjunto e completo do núcleo.
Samsung Foundry é a responsável pela tecnologia de fabricação e otimizações e ARM pelas inovações em geral.
Empresas fazem co-otimização de tecnologia de design
Em seu site de notícias, a Samsung revelou a sua nova colaboração com a ARM, que em conjunto conseguiram realizar a otimização dos núcleos Cortex-X e Cortex-A.
Empresa fala que conseguiu trazer melhorias adicionais de desempenho e de eficiência nos núcleos Cortex-X, o que permite ter experiência de próximo nível.
As duas empresas conseguiram chegar a um nível sem precedentes de co-otimização de tecnologia de design, o que traz muitos benefícios sem vários setores.
Para conseguir esse feito, ambas fizeram otimizações no projeto e na fabricação ao mesmo tempo, isso permitiu criar uma arquitetura de design e tecnologia de processo de forma rápida, conseguindo cumprir o prazo esperado e ter muitas vantagens em muitas partes da CPU.
A ARM ficou responsável pelo projeto do chip, adicionando as suas tecnologias e melhorias já planejadas para a próxima geração de núcleos.
Ao mesmo tempo, a Samsung ficou responsável pela fabricação, como já é uma empresa conhecida no mercado, ela conseguiu trazer melhorias e otimizações que não seriam possíveis inicialmente, o que acabou trazendo mais desempenho e melhor eficiência energética para o projeto.
Samsung utilizou a tecnologia de fabricação GGA de próximo nível, que traz estrutura de nanofolhas, que conseguem oferecer mais flexibilidade e estabilidade para os chips, além disso, possui mais eficiência energética e desempenho aprimorado com maior capacidade de corrente de acionamento.
Com essa parceria, Samsung e ARM falam que pela primeira vez conseguiram trazer os atributos de potência, desempenho e área mais competitivos.
Claro que as empresas de chip poderão utilizar outras fabricantes para desenvolverem seus núcleos Cortex-X, mas muitas das melhorias serão encontradas quando produzidos pela Samsung Foundry, que é a responsável pelo processo de produção otimizado para o núcleo.
Por fim, a Samsung e ARM ainda falam em inteligência artificial, afirmando que as melhorias dos chips poderão aproveitar ainda mais a tecnologia de IA generativa, com mais desempenho, e eficiência.
Fonte: News Samsung