Pular para o conteúdo

Qualcomm ganha primeira batalha contra ARM na justiça

Snapdragon 8 Elite

Juíza deu sentencia favorável para a Qualcomm na batalha contra a ARM, então nessa primeira fase a empresa se saiu vencedora na justiça.

Isso significa que nada muda no momento, que os produtos da fabricante de chips podem continuarem a serem vendidos.

Mas o caso não terminou, e claro, uma reviravolta pode acontecer mais para frente, o que vai levar muito tempo para o caso chegar ao fim.

Primeira fase já tem um vencedor na disputa

ARM vem acusando a Qualcomm de comprar a Nuvia, e criar os chips Snapdragon Elite (versão X para computador e 8 para dispositivos móveis) sem uma licença válida, o que seria uma violação de contrato.

Snapdragon 8 Elite logo

O problema é tanto, que a ARM revelou que estaria cancelando a licença da Qualcomm, claro que isso foi uma forma de pressão para ter um acordo antes de um sentencia na justiça.

Mas agora, meses depois, a primeira batalha na justiça aconteceu e a Qualcomm se saiu vencedora, um júri decidiu que nenhuma licença foi quebrada, já que a empresa já tem licença para uso da tecnologia da ARM, e não precisaria de uma nova para continuar a trabalhar.

Mas por outro lado, o problema é com a própria Nuvia, que o juiz terá que verificar se a empresa quebrou o contrato quando foi adquirida, já que é preciso avaliar o contrato, e as possibilidades de uso para o caso em específico.

ARM logo

Algo muito curioso, é que Gerard Williams, cofundador da Nuvia, revelou que a empresa usou menos de 1% da tecnologia da ARM para desenvolver os seus chips proprietários.

Já a ARM, desde o começou queria que o projeto dos chips, que mais tarde se tornaram Snapdragon Elite X para computador e Snapdragon Elite 8 para dispositivos móveis, fossem destruídos, inclusive com as tecnologias que foram incorporadas.

Como é padrão, a decisão ainda não é final, então pode levar alguns bons anos para chegar ao fim da disputada, o que será interessante de se acompanhar.

Fonte: Theverge

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *