Ao que tudo indica, o Google está trabalhando para que o Quick Share tenha a capacidade de utilizar dados móveis no futuro.
Essa alternativa seria utilizada em alguns casos, o que permitirá a troca rápida de arquivos entre os aparelhos.
Mas no momento não se sabe quando a inovação estará realmente disponível para todos.
Pode chegar, mas tem limitação
Foi descoberto que o Google está trabalhando para usar dados móveis no Quick Share no futuro, algo que pode ajudar em algumas situações.
Curiosamente, antes da união com o Quick Share da Samsung, o Compartilhar por proximidade tinha essa função, que com integração foi perdida no processo.
A inovação foi descoberta no Google Play Services mais recente (versão 24.41.32), que indica que será possível escolher entre o Wi-Fi e a rede de dados para a transferência de itens, a mensagem diz “continua a enviar ou receber quando o Wi-Fi não está disponível”.
Claro que esse recurso traz muitas possibilidades de uso, como quando os dois aparelhos não estão em uma rede Wi-Fi, mas também traz utilidade no mesmo caso e com arquivos que por via Bluetooth poderiam demorar muito tempo para o envio e recebimento.
Mas essa nova possibilidade chegará com uma limitação, a de permitir apenas o uso em arquivos pequenos.
Nesse caso, o Google quer preservar os dados dos usuários, evitando o alto gasto nas transferências, o que para muitos faz sentido.
No momento, a mensagem “Os dados podem ser usados para arquivos pequenos” não indica um tamanho máximo que poderia ser utilizado por essa função, então é preciso esperar a sua liberação para conhecer esse detalhe em especial.
Como ainda está em desenvolvimento, nenhum usuário tem acesso a função de uso de dados móveis no Quick Share, algo que pode demorar um pouco para ficar disponível oficialmente, mas que será de grande ajuda em alguns casos, além disso, muitos usuários poderão utilizar o recurso novamente, já que anteriormente estava disponível.
Fonte: Androidauthority