Muitas pessoas estão reclamando que o recurso RAM Plus na personalização One UI 4.1 está causando lentidão em seus aparelhos da Samsung.
O recurso RAM Plus estreou no Galaxy A52s, primeiro telefone da Samsung que conseguiu utilizar o armazenamento interno para criar RAM virtual.
Mas diferente do que era esperado, o recurso aparenta não estar funcionando como deveria para muitos usuários que estão em uma versão específica da personalização da fabricante.
Recurso RAM Plus na personalização One UI 4.1 está causando lentidão em aparelhos da Samsung
O pessoal do AndroidPolice foram um dos afetados por esse problema que é bem recente, já que ele começou a ser notado apenas na personalização atualiza da fabricante.
O Samsung Galaxy S22 foi o primeiro telefone a ser lançado com a personalização One UI 4.1, inclusive a função RAM Plus recebeu a capacidade de selecionar a quantidade de RAM.
Mas agora que mais telefones estão com essa versão do sistema, então começaram a aumentar as reclamações sobre o desempenho dos dispositivos da Samsung.
Muitas pessoas que possuem um Galaxy que foi atualizado para a One UI 4.1, começaram a notar que seus dispositivos começaram a ficar mais lentos, depois de muitas pesquisas, os usuários afetados falaram que o culpado seria o recurso RAM Plus.
Claro que para ter certeza, a função foi desligada manualmente, o que exige o uso do ADB e um pouco de conhecimento, mas ao ser desativada, os dispositivos voltaram a contar com uma performance decente e os problemas de lentidão sumiram.
Os usuários avançados podem utilizar o ADB, ativar a depuração USB e depois, na janela de comando, digitar o comando:
adb shell settings put global ram_expand_size_list 0,1,2,4,6,8
Reinicie o aparelho e por fim, entre em configurações, assistência do aparelho e bateria, memória, RAM Plus e agora temos a opção de 0GB, basta selecionar a mesma e depois, reiniciar o novamente o telefone.
Quando ele ligar novamente, estará utilizando apenas a sua memória RAM tradicional, se estava lento, irá funcionar melhor do que antes.
No caso da One UI 5.0 em teste no momento, ela traz a opção para desativar RAM Plus quando o usuário quiser, então não será preciso esse procedimento, mas é interessante saber, ainda mais se o seu aparelho atual se manterá no Android 12 com One UI 4.1 e não será atualizado para o Android 13 com a mais recente personalização da fabricante.
Para os usuários avançados, a dica é bem interessante e ajudará a se livrar da lentidão e outros problemas de desempenho, mas para usuário tradicionais sem conhecimentos tecnicos, o melhor a se fazer, é esperar uma correção por parte da Samsung, o que no momento, não sabemos se será liberada.
Fonte: Androidpolice