A pesquisa do Google agora conta com a realidade aumentada integrada, o que permite utiliza a tecnologia para conseguir uma experiência melhorada e única em suas buscas.
No evento I/O 2019 o Google revelou que a AR (realidade aumentada) seria muito bem utilizada pela empresa em alguns segmentos que podem trazer uma grande vantagem para os seus consumidores.
Agora a empresa revela que a realidade aumentada faz parte da pesquisa do Google, algo que irá trazer um grande impacto para quem utiliza a plataforma Android para realizar suas buscas no mecanismo da companhia.
Para revelar a novidade, o Google usou seu Twitter oficial, além de anunciar a chegada da realidade aumentada para o mecanismo de busca, a empresa também liberou um pequeno vídeo com uma demonstração do que é possível fazer.
No pequeno vídeo podemos ver que o usuário faz uma simples pesquisa por tigre, entre os resultados aparece um animado, que indica que ele utiliza a tecnologia de realidade aumentada, logo o animal surge em um fundo branco, mas pode ser “colocado” em qualquer parte do seu ambiente utilizando a câmera do seu aparelho.
Inicialmente a tecnologia de realidade aumentada está sendo oferecida nas pesquisas de animais, alguns exemplos são os leões, tigres, ursos, cabras alpinas, patos, ouriços europeus, tamboril e pinguins imperadores.
Mas atualmente o Google já está trabalhando com outras empresas como Volvo, Nasa, Samsung, New Balance, Target entre outras, a ideia é disponibilizar diferentes conteúdos que utilizam a realidade aumentada para trazer uma nova experiência, assim fica fácil conferir se móveis irão servir em um determinado espaço e muito mais.
O Google fala que o novo recurso integrado de realidade aumentada no mecanismo de busca já está ativo e deve ser compatível com todos os que possuem suporte para o ARCore, plataforma de realidade aumentada do sistema Android.
Mas atualmente algumas poucas pessoas estão conseguindo utilizar a novidade, sendo que a maioria dos que estão tendo acesso ao recurso na maioria das vezes possuem um aparelho da linha Google Pixel.
De qualquer forma, como está apenas no início, a integração do mecanismo de busca do Google com a realidade virtual no Android é mostrada tanto pelo navegador como pelo aplicativo da fabricante e em breve deve ser estendida para novos itens e diferentes dispositivos.
Confira a lista completa de aparelhos com suporte para ARCore no site oficial da plataforma.