Pular para o conteúdo

Realidade virtual Google Daydream não tem mais suporte, nem para o Android 11

Android N Daydream VR

Google Daydream, central de realidade virtual do Google, não conta mais com suporte, nem para o Android 11.

Central de realidade virtual Google Daydream foi o projeto do Google para trazer a tecnologia para os telefones Android.

Agora o suporte para esse recurso chegou ao fim, então não teremos mais novidades, nem atualizações e compatibilidade com as novas versões do sistema Android.

Google Daydream chegou ao fim do suporte e não suporta Android 11

Google utilizou a sua página de suporte do Google Daydream para revelar o fim do suporte para a plataforma.

Google Pixel Daydream VR

Isso significa que não teremos mais nenhuma atualização de software ou segurança, o recurso se manterá na versão atual para sempre.

Para telefones com Android 10 ou mais antigos, isso não muda nada, você poderá utilizar normalmente o recurso.

Mas a mudança afeta diretamente o Android 11 ou versões posteriores, já que esses sistemas podem não rodar o Google Daydream como deveria.

Para os desenvolvedores isso não muda muita coisa, os aplicativos e games podem e dever ser lançado diretamente na loja Google Play como aplicações tradicionais, totalmente independentes do Google Daydream para o seu funcionamento, o melhor, é que os usuários na maioria das vezes não devem perder informações e nem funcionalidades com essa mudança.

Google Daydream abandonado em telefones Android

Daydream

Em outubro de 2019, Google revelou que estaria abandonando o Google Daydream oficialmente.

O destaque foi para os novos Google Pixel 4 e Pixel 4 XL, que chegaram ao mercado sem suporte para a plataforma, e nem para o óculo Google Daydream View.

Na época, a empresa revelou que o projeto de realidade virtual foi deixado de lado por algumas limitações, como fazer o usuário adquirir um óculo compatível e colocar o telefone dentro, o que acabou afastando muitas pessoas.

Mas o abandono também aconteceu por parte dos desenvolvedores, que nunca se animaram o suficiente para se manter apostando na tecnologia.

Agora o foco do Google é na realidade aumentada, algo que pode ser visto no Google ARCore, que agora é chamado de Google Play Services para RA e vem trazendo suporte para muitos aparelhos.

Resumo

Daydream

Com o abandono e agora com o fim do suporte, o Google Daydream não será mais atualizado, não terá novidades e nem suporte oficial para o Android 11 ou versão superior.

Para quem já usa o Google Daydream, nada muda, tudo continuará funcionando da mesma forma.

Via: Google

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *