A função Watch Unlock deve ser lançada em breve, recurso utiliza um relógio inteligente para desbloquear um telefone Android.
Recurso já tinha sido anunciado pelo Google, mas até agora não foi lançado, mas ao que tudo indica, não deve demorar para ser liberado.
Essa é uma forma extra de desbloquear o telefone Android, sendo de grande ajuda quando estiver muito obrigado ou em situações parecidas.
Pode chegar novo desbloqueio utilizando smartwatches
Para o recurso Watch Unlock funcionar, é preciso de uma API de desbloqueio, curiosamente, essa novidade já existe desde o Android 13 e claro, estará disponível no Android 14.
Agora foi descoberto um tutorial que mostra como o Watch Unlock irá funcionar no relógio Pixel Watch, algo que será muito simples depois de configurado.
Como esperado, os relógios inteligentes com Wear OS e os telefones Android precisam estar próximos para o recurso funcionar, se estiverem longe, o desbloqueio não faz nada.
Quando estão pertos, o relógio, se desbloqueado, receberá uma notificação para desbloqueio do telefone, e com um simples toque, e sem precisar de senha, o celular estará pronto para ser utilizado.
Claro que a novidade chegará como uma alternativa aos padrões de desbloqueio tradicionais, que normalmente são PIN, senha, digital e desbloqueio facial.
Se o relógio inteligente com Wear OS está longe do celular, nada acontece, e o desbloqueio do smartphone continua com o padrão selecionado pelo usuário.
Na tela de tutorial, o Google descreve que esse é um recurso que é menos seguro do que um PIN, senha, desbloqueio facial e digital, já que o relógio poderá desbloquear o telefone, mesmo se ele não estiver em seu pulso.
Por fim, o tutorial revela que a notificação de desbloqueio do telefone ficará sendo mostrada no relógio, e que os usuários poderão bloquear o celular quando quiser apertando na notificação.
No momento, ainda não existe data da liberação do Watch Unlock, mas ao que tudo indica, o recurso deve estrear quando os novos Google Pixel 8 e o relógio Pixel Watch 2 forem lançados.
Fonte: Twitter