Google ainda continua a trabalhar para que ChromeOS funcione no Android, algo que pode se tornar realidade no futuro.
Se o Project Ferrochrome realmente avançar, os usuários terão a capacidade de rodar o sistema de PC nos telefones de maneira interessante.
No momento, é exigido ser um usuário avançado e realizar alguns procedimentos manualmente, mas no futuro pode ser um processo mais automático.
Virtualização do ChromeOS no Android ainda está em desenvolvimento
No mês passado descobrimos que o Google mostrou o ChromeOS rodando no Android, em um telefone, o que deixou muitas pessoas impressionadas.
Logo depois, a empresa revelou que a façanha foi apenas um conceito, e que não sabia o que iria fazer com ela no futuro.
Agora foi descoberto que os trabalhos ainda estão em andamento e existe até mesmo um aplicativo para ajudar na instalação.
A aplicação é chamada de Ferrochrome launcher, e de forma automática irá fazer boa parte do processo, o que significa que ela que fará download do sistema, será a responsável pelas configurações e é a ferramenta utilizada para iniciar o SO.
Ferrochrome também é o nome do projeto que está rodando o ChromeOS no sistema Android.
Atualmente para conseguir rodar o sistema de computador nos telefones, o processo praticamente manual, o que inclui compilar, fazer root, configurar e muito mais.
Mas com o aplicativo, o processo é de muitas formas automatizado, o que traz mais conforto, menos complicação e maior chance de tudo funcionar como o esperado.
Para quem não sabe, essa novidade só foi possível graças a máquina virtual que estrou no Android 13 e que no Android 15 está mais poderosa e eficiente, com destaque para a capacidade de utilizar a GPU dos aparelhos, algo que permitiu rodar o sistema e permitirá muitas outras utilizações.
De qualquer forma, esperamos que o projeto no futuro possa ser liberado oficialmente, o que permitiria que muitos aparelhos Android pudessem rodar o ChromeOS quando estiver conectado em um monitor externo, algo bem parecido que a Samsung faz com o DeX, que traz experiência parecida com a de um computador em telas grandes, mas a função do Google se destaca pela vantagem de ser um sistema completo e dedicado para computador.
Lembrando que ao mesmo tempo, a empresa ainda está trabalhando no modo desktop no Android 15, que é mais parecido como o Samsung DeX, trazendo otimizações e recursos para as grandes telas.
Fonte: X