IMEI é um número muito importante para o seu dispositivo, iremos falar um pouco sobre ele, para que existe e onde encontrar essa numeração.
Para dispositivos móveis ele é praticamente como um CPF, que permitirá identificar o aparelho entre outros milhares.
Como é um número exclusivo, ele é utilizado para muitas tarefas, o que inclui o bloqueio completo do telefone, tablet relógios inteligentes e outros.
Encontrando o número no Android
Existem muitas formas de encontrar esse número em seu dispositivo móvel, mas iremos ensinar como fazer isso no Android.
No sistema, você pode entrar no aplicativo de telefone (discador) e digitar *#06#, o IMEI irá surgir na tela e você poderá verificar a numeração.
Outra forma, é ir “Configurações”, “Sobre o telefone”, os números e outras informações vão aparecer na tela.
Número está em outros lugares
Além do próprio dispositivo móvel, você também pode encontrar a numeração em outros lugares, o que é excelente para quando o item foi perdido, roubado ou furtado.
O IMEI é encontrado na caixa do aparelho, isso é um padrão, todas as caixas precisam ter o número, e assim é possível pegar o número para fazer o bloqueio.
Outro lugar em que pode ser visualizado, é na gaveta do chip, muitas vezes as fabricantes colocam um papel com essa informação.
Nos dispositivos mais recentes, esses números também são visualizados na traseira do aparelho.
Numeração algumas vezes pode ser encontrada na nota fiscal, mas isso nem sempre acontece, mas se quiser, quando comprar o dispositivo móvel, você pode falar para a loja incluir os números na nota, o que é necessário quando você precisa contratar um serviço de seguro e outros.
O que é?
Chamado de International Mobile Equipment Identity, ou em português, o IMEI é chamado de Identidade Internacional de Equipamentos Móveis.
Ele é um CPF internacional para o seu telefone, tablet, relógio com Android e com outros sistemas, e serve para identificar o seu aparelho em qualquer lugar do mundo.
Normalmente ele possui 14 dígitos, mas não é estranho ter 15 ou 16 dígitos, com 15 temos uma verificação adicional, com 16 temos a versão do software, que é chamada de IMEISV.
O formato atual do IMEI é AA-BBBBBB-CCCCCC-D, as partes A e B são conhecidas como Código de Alocação de Tipo (TAC), que identifica a fabricante e o modelo, mas curiosamente, esse valor pode mudar dependendo do local de fabricação, revisão do dispositivo e outros.
Para a parte C, temos caracteres que serão exclusivos do seu aparelho, algo que a própria fabricante irá definir e permite a identificação.
Ainda temos o setor D, que é o digito de verificação, mas que não faz parte do IMEI, mas está lá por causa das diretrizes de alocação e aprovação, que exigem esse caractere.
Lembrando que cada entrada de chip possui seu próprio IMEI, então se seu dispositivo móvel possuir duas entradas para chip ou eSIM, cada uma terá a sua própria identificação única.
Para que serve?
Como já deve te notado, o IMEI serve para identificar cada aparelho móvel do mundo, podendo descobrir a sua origem, algo bem parecido com o CPF no Brasil ou um documento de identificação em outros países.
Ele também é utilizado para realizar bloqueio no telefone, tablet e relógio inteligente caso você perda ou tenha sido roubado ou furtado, sendo necessário entrar em contato com a operadora e passar esse número único.
No Brasil, podemos utilizar o Celular Seguro para fazer o bloqueio, outro caso interessante é que a Samsung possui o Cadeado Seguro, que também permite o bloqueio quando não estiver mais em posse do seu telefone.
Isso só é possível por causa da operadora e da lista negra de aparelhos roubados/ furtados e perdidos, que ao utilizar um chip ou eSIM, consegue o número do IMEI, que depois de bloqueado, é rejeitado, não permitindo o uso do aparelho para acessar a rede da operadora.
Existem leis que proíbem a alteração do IMEI, mas claro, que ela muitas vezes não é cumprida, principalmente quando o aparelho é roubado ou furtado, a troca dessa numeração é feita para que tudo funcione, mesmo com o bloqueio do número original.
Mesmo assim, quando perder, for roubado ou furtado, a recomendação é fazer um boletim de ocorrência e logo depois entrar em contato com a operadora para fazer o bloqueio do IMEI.
Consulte a situação do seu aparelho
No Brasil, a Anatel conta com uma página para mostrar a situação do seu aparelho, claro que o procedimento é feito utilizando o IMEI.
Essa ferramenta é gratuita e de grande serventia, principalmente ao comprar aparelhos usados, você pode facilmente fazer a pesquisa para saber se existe algo de errado com o aparelho.
Lembrando que cada entrada para chip possui seu IMEI, sendo necessário verificar todos para saber se não existe a possibilidade de problemas. A verificação pode ser facilmente feita no site Consulte a sua situação da Anatel.
O IMEI é importante e muito fácil de ser visualizado
A identificação do aparelho é feita através do IMEI, que é um código único para cada um dos chips, por isso, é muito importante.
Ele permite identificar os dispositivos móveis no mundo todo, sendo utilizado também para fazer o bloqueio do telefone, tablet, relógio inteligente e mais em várias situações.
A informação é muito simples de ser visualizada, mas se não estiver em posse do aparelho, ela pode ser encontrada na caixa e em algumas vezes na nota fiscal.