Samsung revelou que está reorganizando o setor dos chips Exynos, mas que continuará a investir para que eles fiquem melhores e mais competitivos.
Com muitos rumores falando que a linha Galaxy S23 será lançada apenas com Snapdragon 8 Gen 2, muitos pensaram que seria o fim para os processadores da Samsung.
Mas a própria empresa acaba de negar qualquer rumor que indique isso, e fala que se manterá investindo para que seus chips fiquem melhores.
Samsung está reorganizando o setor de chips Exynos, mas investimentos continuam
Para muitos, com a linha Galaxy S23 e possivelmente até mesmo os Galaxy S24 equipados com processadores da Qualcomm, tudo indicava que poderia ser o fim dos chips Exynos.
Mas a empresa revelou que tem como planejamento, o contrário, fortalecer os seus chips e a própria marca, assim podendo competir diretamente com a Qualcomm e MediaTek.
Para deixar claro o que irá acontecer com seu setor de chip, ao anunciar os resultados do segundo trimestre de 2022, o funcionário da empresa falou sobre os rumores do abandono dos chips Exynos e explicou os planos da empresa, confira:
“Não é verdade em tudo. Atualmente, estamos reorganizando nosso modelo de negócio system-on-chip (SoC) e estamos buscando um plano para fortalecer nossa competitividade a médio e longo prazo.
Em particular, estamos focados em fortalecer a competitividade do Exynos móvel de próxima geração, e estamos tentando maximizar a participação de mercado dos principais clientes, fortalecendo a cooperação com as principais empresas de IP e iniciando o desenvolvimento precoce.
Esforços estão em andamento para melhorar a solidez da estrutura de negócios voltada para dispositivos móveis, expandindo aplicativos como wearables além de smartphones, e para garantir um modelo de cooperação multilateral.”
Então esse não será o fim dos chips Exynos, o que seria bem estranho, já que a AMD está trabalhando com a Samsung para trazer GPUs de qualidade, algo que estreou no Exynos 2200 com a GPU AMD Xclipse 920, que traz tecnologia RDNA 2.
Qualcomm estende acordo com Samsung e Galaxy S23 realmente deve contar apenas com Snapdragon
Se os rumores já afirmavam que a linha Galaxy S23 estará chegando apenas com o Snapdragon 8 Gen 2 para o mundo todo, sem versões com processadores Exynos.
O novo acordo estendido entre Qualcomm e Samsung mostra que essa fato realmente é uma verdade.
Para deixar ainda mais explicito o que deve acontecer com os próximos tops de linha da Samsung em 2023, o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, na conferência de resultados financeiro da empresa, deu uma declaração bem interessante, confira:
“E o que posso dizer neste momento é que estávamos 75% no Galaxy S22 antes do acordo. Você deve estar pensando que vamos ser muito melhores do que isso no Galaxy S23 e além.”
Com essa declaração, é quase certo que os novos Galaxy S23 realmente não contarão com um processador Exynos, mas sim, que serão lançados apenas com os chips da Qualcomm, possivelmente com o Snapdragon 8 Gen 2, que nem foi anunciado.
Fonte: Sammobile e Phonearena