Hoje a Samsung anunciou a RAM LPDDR5X para dispositivos móveis, sendo mais eficiente e rápida que a versão anterior.
O padrão LPDDR5 foi revelado no começo de 2019, meses depois, a própria Samsung anunciou a produção em massa de LPDDR 5 com 12GB, para uso principalmente em tops de linha e a seguir conhecemos a LPDDR5 uMCP, para aparelhos mais baratos.
Agora a fabricante está revelando uma nova versão, a LPDDR5X, que como esperado, traz maior performance e se torna mais econômica.
LPDDR5X é anunciada pela Samsung, tem mais desempenho e é mais eficiente
Como aconteceu com LPDDR4, que também recebeu uma versão X, agora é a vez da LPDDR5 ganhar o mesmo tratamento.
Conhecida como LPDDR5X, a nova RAM para dispositivos móveis tem como alvo os próximos aparelhos top de linha do mercado, o que irá proporcionar maior desempenho e menor consumo, itens importantes para os dispositivos mais poderosos.
A nova LPDDR5X está sendo fabricada em 14 nanômetros (nm) baseado em 14 gigabits (Gb) low power double data rate 5X (LPDDR5X).
A intenção é que a nova DRAM chegue para melhorar o uso dos telefones e dispositivos móveis em muitos setores, mas principalmente na inteligência artificial, metaverso, rede 5G, mas a novidade também irá trazer muitas vantagens para diversos aparelhos, como servidores, carros e mais.
O primeiro beneficio da LPDDR5X é que ela estará disponível em 16Gb, o que é uma quantidade absurda e que normalmente serve para a maioria das tarefas com folga, mas a Samsung revela que teremos até 64Gb (gigabytes), sendo excelente para qualquer aparelho que exija maior quantidade de RAM.
Já em velocidade, a LPDDR5 trouxe velocidade de 6,4 Gbps, mas a LPDDR5X conta com 8.5 Gbps (gigabits por segundo), isso significa que a nova versão é 1.3 vezes mais rápida.
Além do desempenho aprimorado, a nova LPDDR5X da Samsung traz 20% a menos de uso de energia em comparação com a versão anterior, ou seja, será mais rápida e eficiente energeticamente.
Samsung também revela que já está em colaboração com fabricantes de chipsets do mundo todo, a intenção é que se crie uma estrutura que a LPDDR5X seja uma parte fundamental.
No momento, a Samsung não revelou quando a sua nova DRAM irá estrear em um aparelho, mas possivelmente podemos esperar ela no novo Galaxy S22, que será apresentado provavelmente em fevereiro.