Pular para o conteúdo

Samsung corrigiu falha grave nos Galaxy S23 e S24

Galaxy S23

Os Galaxy S23 e Galaxy S24 tinham falha grave que foi corrigida pela Samsung, então é necessário manter o aparelho atualizado.

Vulnerabilidade é de zero click, o que indica que o usuário não precisa fazer nada para ter o dispositivo como vítima de um ataque.

Correção chegou com o patch de dezembro de 2024, sendo preciso ter esse ou versão mais recente para ficar protegido.

Instale a versão mais recente do sistema para se proteger

O Google Project Zero é o responsável por revelar a vulnerabilidade que é crítica nos dispositivos da Samsung, o que inclui os Galaxy S23 e Galaxy S24.

Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus

Conhecida como CVE-2024-49415 (CVSS 8.1), a falha aparece no Android 12, Android 13 e Android 14.

A ameaça está relacionada com APE (Monke´s Audio) que é usado para transcrição de áudio em mensagens RCS e só acontece pela biblioteca libsaped.so, que permite a execução de código arbitrário quando a gravação de dados passa dos limites estabelecidos.

Gravando mais dados que o era esperado, o buffer transborda e permite a realização de ataques, o que é extremamente perigoso.

Para o invasor, basta criar uma mensagem de áudio com arquivos maliciosos, que mesmo sem o usuário fazer nada, entrará em ação e colocará o aparelho em risco.

Galaxy símbolo de atualização

Claro que com a vulnerabilidade, os dispositivos, dados e os próprios usuários ficam em riscos, podendo sofrer diversos tipos de ataques.

A Samsung foi avisada do problema em setembro de 2024, mas a correção começou a ser liberada apenas em dezembro de 2024 para os aparelhos que possuem suporte e que estão em risco.

Para se proteger dessa ameaça, os consumidores da fabricante precisam instalar o patch de segurança de dezembro de 2024 ou mais recente, isso vale para os Galaxy S23, Galaxy S24 e outros modelos.

Eu ensinei como atualizar os Galaxy da Samsung, algo muito simples de se fazer e como é possível notar, irá aumentar a segurança, mas também poderá trazer novos recursos e outras melhorias.

Fonte: Project-zero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *