Samsung anuncia parceria com a AMD, a intenção é focar na placa gráfica (GPU), o que será excelente para jogos nos dispositivos móveis.
A Samsung deverá utilizar as tecnologias e patentes das GPU Radeon para criar sua própria GPU mais poderosa, assim trazendo uma grande mudança benéfica para seus consumidores, que poderão se divertir com jogos de alta qualidade e possivelmente com o mínimo gasto de energia.
Atualmente não tem como negar, em questão de gráficos para dispositivos móveis a GPU Adreno da Qualcomm que equipa a linha Snapdragon, que são os processadores (SoC) mais conhecidos no mundo Android, são as melhores placas de vídeo os telefones e tablets.
No outro lado temos a GPU Mali da ARM, que é utilizada na maioria dos outros processadores, ela é encontrada nos Exynos da Samsung, nos Helio da MediaTek e nos Kirin da Huawei, mas infelizmente não é tão poderosa como a Adreno da concorrência.
Pensando em melhorar ainda mais seu poder de fogo em jogos e aplicativos que exigem gráficos de última geração, a Samsung está anunciando uma parceria com a AMD, assim as empresas irão focar em uma nova GPU para dispositivos móveis.
Para quem não sabe, a GPU Adreno foi originalmente desenvolvida pela ATI, que em 2006 foi adquirida pela AMD, mas em 2009 a fabricante resolveu sair do ramo de dispositivos móveis e vendeu a sua divisão para a Qualcomm que assim a renomeou para Adreno, que curiosamente é um anagrama de Radeon, que é o nome das placas de vídeo da AMD até hoje.
Como a AMD já foi responsável pela Adreno no passado e é uma grande empresa que atualmente equipa os mais conhecidos consoles, a Samsung só tem a ganhar com esse acordo que foi revelado.
Essa união também é excelente para jogos, como a Samsung é a maior fabricante de telefone do mundo, os desenvolvedores muitas vezes precisam limitar seus jogos para funcionarem corretamente na GPU Mali que não é tão poderosa como a Adreno, mas com a nova GPU tudo pode mudar.
A Samsung liberou um comunicado sobre essa nova parceria, confira o que a empresa destacou:
“Enquanto nos preparamos para mudanças disruptivas em tecnologia e descobrir novas oportunidades, nossa parceria com a AMD nos permitirá trazer produtos e soluções gráficas inovadoras para o mercado para aplicações móveis de amanhã. Estamos ansiosos para trabalhar com a AMD para acelerar as inovações em tecnologias de gráficos móveis que ajudarão a levar a futura computação móvel para o próximo nível. ”
Já a AMD destaca o seguinte:
“A adoção de nossas tecnologias gráficas Radeon nos mercados de PC, console de jogos, nuvem e HPC cresceu significativamente e estamos entusiasmados por fazer parceria com a Samsung, líder do setor, para acelerar a inovação em gráficos no mercado móvel. Esta parceria estratégica ampliará o alcance de nossos gráficos Radeon de alto desempenho para o mercado de telefonia móvel, expandindo significativamente a base de usuários e o ecossistema de desenvolvimento da Radeon. ”
As duas empresas deixam claro que a AMD irá licenciar para a Samsung o IP gráfico personalizado com base na arquitetura gráfica RDNA que foi anunciada há pouco tempo, já a Samsung terá direito de uso em dispositivos móveis, o que incluí smartphones e outros produtos.
Em resumo, a parceria da AMD com a Samsung irá fazer a maior fabricante de telefone do mundo ter sua própria GPU, que poderá concorrer ou até superar a rival Adreno da Qualcomm.
Essa novidade também possivelmente poderá ser utilizada por outras fabricantes, como é o caso da Motorola que lançou o Motorola One Vision equipado com o processador Exynos da Samsung.
De qualquer forma, como é algo que acaba de ser revelado, ainda pode demorar alguns anos para que a nova GPU ou a integração das tecnologias da AMD na linha Exynos possam ser vistas de perto pelos consumidores da Samsung.