O sistema Android 16 pode permitir selecionar a entrada de áudio, algo inédito para o sistema e o que pode ser uma grande novidade para alguns usuários.
Recurso é algo parecido com o que está disponível para o alto-falante e outros, mas no caso servindo para escolher a saída do som.
Mas o novo sistema pode trazer a possibilidade de selecionar o microfone que o usuário que utilizar.
Função permitirá selecionar o microfone que irá utilizar
A função de selecionar a saída de áudio já é um padrão para o sistema, inclusive para Google TV.
Android possui a API MediaRecorder, que permite que as aplicações saibam as fontes de capturas de áudio que estão disponíveis e permita que o usuário selecione a melhor para o seu uso naquele momento, mas os desenvolvedores não estão utilizando muito nos apps.
Mas o Android 16 poderá trazer a seleção de entrada de áudio por padrão, algo que trará muitas novas possibilidades de uso para os usuários avançados.
Com essa novidade, o sistema permitirá que o usuário selecione o microfone que será utilizado, o que é algo importante para algumas pessoas, então os aplicativos com ou sem a API irão respeitar essa escolha.
Esse recurso será de grande ajuda para quem quer gravar áudio de alta qualidade, já que poderá selecionar o microfone conectado, do fone de ouvido ou de outros dispositivos, o que claro, poderá ter uma captura de áudio melhor do que os aparelhos atuais.
Inovação foi descoberta nos códigos da versão Android 15 QPR1 Beta 3, mas não está funcional.
Ao que tudo indica, a nova opção ficará disponível no mesmo menu de controle da saída de áudio, mas cada um terá o seu espaço separado para maior controle, inclusive com a capacidade de controlar o volume.
Para quem utiliza o telefone para gravar áudio, a novidade é bem interessante e permitirá fazer a captura de som com mais qualidade, com microfones, fones de ouvido e outros.
Lembrando que o Android 16 será lançado mais cedo, então irá demorar menos para conferir as novidades do sistema.
Fonte: Androidauthority