Pular para o conteúdo

Sensor de luz ambiente do Android deve funcionar até com a tela desligada

Xiaomi tela conceito com quatro bordas curvadas

O Google está trabalhando para o sensor de luz ambiente funcionar no Android mesmo com a tela desligada, o que traz benefícios.

Atualmente o sensor de luz ambiente ajuda em muitas tarefas, principalmente na de economizar a bateria do Android e manter o brilho da tela controlado.

Mas ainda possui seus defeitos, que depois de muitos anos, pode ser finalmente corrigido pelo Google.

Mesmo com tela desligada, sensor de luz ambiente do Android deve funcionar

Para quem não conhece, o sensor de luz ambiente é um recurso que chega em diversos aparelhos do sistema Android, ele serve para verificar como a luz do ambiente está e assim controlar o brilho da tela, aumentando em lugares claro e diminuindo o brilho em lugares escuros.

Android 10 Logo

Mas um dos seus maiores problemas é o seu funcionamento, que é apenas com o aparelho ligado, o que significa que se você está em um lugar claro, o brilho da tela ficará no máximo, mas se desligar a tela e for para um lugar escuro logo depois, ao ligar o dispositivo, o brilho ainda estará muito alto, e será uma luz muito forte para os seus olhos.

Esse problema acontece pela forma com que o sensor de luz ambiente funciona, apenas com o telefone ligado ele entra em ação e verifica como está a iluminação ao redor.

Agora foi descoberto nos códigos do Android 13 QPR2 (versão de teste) que o Google está trabalhando para fazer com que o Android consiga detectar a luz ao redor mesmo com a tela desligada.

Android 10 Logo

Então, no mesmo caso já citado, ao sair de um lugar muito iluminado e depois ligar o dispositivo em um lugar com pouca luz, a tela não estará mais no nível máximo ou muito alto, mas sim com uma quantidade menor de iluminação, o que não permitirá que seus olhos sofram com a luz muito forte ao ligar o telefone.

Como está em teste, o recurso pode ser liberado em alguma atualização do próprio Android 13 ou chegar apenas com o Android 14, que ainda está em sua versão de teste.

Fonte: Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *