Rumores indicam que sistema da Huawei é 60% mais rápido que o Android e para evitar problemas poderia utilizar outro SO (Sistema Operacional) como base.
Primeiro falamos começar falando da proibição de comércio que os EUA colocaram sobre a Huawei, as empresas que possuem tecnologia do país não podem negociar com a fabricante.
Mesmo com 90 dias a mais antes da proibição entrar em cena, empresa como ARM, Qualcomm e outras já revelaram que não poderia mais trabalhar com a Huawei.
O grande destaque aqui é o Google, dono do Android, a empresa já revelou que se a proibição continuar, a Huawei não poderá utilizar a loja Google Play e outros serviços em seus telefones que não foram lançados ainda, para os modelos atuais nada muda, tudo continuará funcionando como deveria.
Sistema da Huawei (HongMeng OS ou Ark OS)
Claro que se preparando para o pior, a Huawei já está trabalhando em seu próprio sistema, ele é chamado de HongMeng OS, mas pode chegar ao mercado internacional com o nome de Ark OS.
Agora a mídia chinesa revela que o HongMeng OS está em pleno desenvolvimento, inclusive a Tecent enviou seus funcionários para trabalhar no sistema.
Os rumores anteriores estavam certos e Oppo e Xiaomi estão testando o sistema da Huawei, mas a novidade é a fabricante Vivo, ou seja, muitas fabricantes chinesas estão se unindo para desenvolver ou conhecer o sistema que está sendo desenvolvido na China.
As fabricantes Oppo e Vivo revelam que suas equipes testaram o HongMeng OS e que o sistema é cerca de 60% mais rápido do que o Android, mas não informaram detalhes adicionais.
HongMeng OS pode utilizar o Sailfish OS como base
Sem conhecer o seu futuro, a Huawei está pensando em utilizar o Sailfish OS ou melhor, o Aurora OS (que é um fork do Sailfish OS) como base para o HongMeng OS, assim não precisando depender do Google para manter seu próprio sistema.
Para quem não conhece, o Sailfish Os é desenvolvido pela Jolla, empresa que tem muitos ex-funcionários da Nokia, o sistema é independente, mas curiosamente é compatível com aplicativos do Android, então é quase perfeito para a estratégia da Huawei de não depender de empresas americanas.
Mas no momento ainda não foi revelado se o HongMeng OS terá realmente a base do Sailfish OS ou a Huawei irá apostar diretamente no Android, pegando o código AOSP (código livre e gratuito do sistema Android), mas trazendo melhorias como maior velocidade e outras inovações.
Lançamento do HongMeng OS
Ainda sem data especifica, a Huawei está trabalhando duro e como podemos ver, ao lado e outras empresas chinesas, a intenção é desenvolver e lançar o novo sistema ainda nesse ano na China, sendo que seria disponibilizado somente em 2020 no restante do mundo, isso segundo os rumores mais recentes.
De qualquer forma, a Huawei já está tentando convencer os desenvolvedores de publicarem seus aplicativos na loja AppGallery. E com qualquer base que será utilizada, o sistema ficará compatível com aplicativos Android, o que é bem interessante para os consumidores atuais e futuros da fabricante.
Via: Globaltimes e Xda