Com foco em games, câmera e IA, o novo Snapdragon 778G 5G é apresentado oficialmente pela Qualcomm.
Chip é uma evolução do atual Snapdragon 768G, mas ainda fica abaixo do mais recente Snapdragon 780G.
A intenção é trazer maior performance para jogos, melhorar o uso da câmera e que os aparelhos tenham mais inteligência artificial quando precisarem.
Snapdragon 778G 5G é para jogos, tem recursos de câmera e IA aprimorados
O novo chip conta com fabricação em 6nm, temos núcleos Kryo 670 com velocidade de até 2.4 GHz, que a fabricante diz que são até 40% mais rápido do que a geração anterior, então o sistema e aplicações terão um maior desempenho, sendo mais eficientes do que nunca.
Para jogos, o foco fica na GPU Adreno 642L, que além de trazer uma melhoria de até 40% a mais em desempenho gráfico, ainda traz tecnologia como suporte para telas com taxa de atualização de 144 Hz, melhorias na resposta da tela de 20% e VRS (Variable Rate Shading).
Na IA temos uma grande melhoria, graças ao Hexagon 770, os usuários terão inteligente artificial com o dobro de desempenho da versão anterior (agora são até 12TOPs de performance), sem contar que o chip é mais eficiente consumindo menos de 1 mA.
As câmeras também merecem grande destaque no chip, aqui temos o Qualcomm Spectra 570L, que é um ISP triplo, permitindo que você utilize três câmeras diferentes ao mesmo tempo. A gravação fica em até 4K com HDR10+ e a câmera suportada é de até 192MP;
Em conectividade, além da rede 5G NSA e SA (modem Snapdragon X53 com download de até 3.7 Gbps de download), o Snapdragon 778G inclui suporte para Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, itens importantes para os jogadores, os dois primeiros trazem maior velocidade e estabilidade para a rede e a conectividade Bluetooth mais atual conta com maior performance e melhor capacidade de resposta em controles e outros dispositivos.
Bateria é um setor bem importante, o chip conta com a tecnologia Quick Charge 4+, que irá carregar a bateria em alta velocidade.
O novo Snapdragon 778G deverá equipar aparelhos de diversas fabricantes do mundo, a expectativa é que aparelhos com a novidade estejam disponíveis ainda nesse segundo trimestre desse ano.