Qualcomm apresentou o Snapdragon 8 Elite, seu SoC top de linha que é completamente novo.
Mudanças são diversas, começa pelo nome, mas passa por novos núcleos, novo esquema da GPU, e diversas outras alterações importantes.
No final, a empresa conseguiu um chip extremamente poderoso e que chega para uso pesado em qualquer tipo de tarefa, inclusive para jogos e inteligência artificial.
Sai Gen e chega Elite ao nome
A primeira grande mudança acontece no nome, o antes chamado Snapdragon 8 Gen 4, agora é oficializado pela Qualcomm sendo chamado de Snapdragon 8 Elite.
Essa mudança é para refletir que ele conta com itens encontrados no Snapdragon X Elite, processador para laptops.
Ao que tudo indica, o Gen se manterá nos outros chips, mas o Elite veio para ficar nos modelos mais poderosos da empresa.
Kryo fica para trás, e núcleo Oryon estreia nos dispositivos móveis
Desde 2015 a Qualcomm utilizava seus núcleos Kryo, mas agora isso está no passado, o Snapdragon 8 Elite de 3 nm, estreia os núcleos Oryon, que foram desenvolvidos pela Nuvia, empresa que a Qualcomm adquiriu.
São 2x núcleos Oryon Prime com velocidade de até 4,32 GHz e 6x núcleos Oryon Performance com velocidade de até 3,53 GHz, tem o total de 24MB de memória de cache, sendo 12MB L2 para os núcleos Prime, e outros 12MB compartilhados para os núcleos Performance, traz 192KB para L1no Prime e 128K para Performance.
No suporte para RAM, é possível usar LPDDR5X com velocidade de até 5,3 GHz, no total até 24GB podem ser utilizados.
Com todas essas melhorias, em comparação com o Snapdragon 8 Gen 3, o novo chip tem CPU com 45% a mais de desempenho em geral e com consumo de 44% a menos, no caso de navegação na internet, o aumento de desempenho chega a 62% ao utilizar o Chrome.
Adreno utiliza nova arquitetura
A nova Adreno chega com arquitetura fatiada, que foi criada para melhorar o desempenho paralelo.
GPU chega com 12 MB de memória gráfica (GMEM) e tem velocidade de 1,1 GHz, o que no final traz desempenho 40% a mais, 40% a menos de consumo, 35% a mais de performance em ray tracing, gráficos 50% melhores, 40% a mais de desempenho ao usar Chaos Physics Engine, recurso de física em tempo real da Unreal e tem suporte para Adaptive Perfomance Engine 4.0.
O suporte permite o uso dos Snapdragon Adaptive Game Configuration, Snapdragon Game Super Resolution, Adreno Frame Motion Engine 2.1, Snapdragon Game Post Processing Accelerator, HDR para jogos, Snapdragon Shadow Denoiser, OpenGL ES 3.2, OpenCL 3.0 FP e Vulkan 1.3.
NPU está mais potente e econômica
A nova NPU chega com suporte para multimodal, está 45% mais rápida e tem 45% de consumo a menos que a versão anterior.
O Qualcomm Sensing, a IA que gerencia os sensores do telefone tem aumento de 60% na performance.
Para os usuários isso significa que a inteligência artificial consegue reconhecer, imagens, textos, vídeos e mais, e usando o próprio hardware, consegue responder, criar, ajudar e muito mais, sem precisar de servidores na internet.
Câmeras melhores e com IA
O ISP triplo Spectra de 18 bits tem acesso aos recursos de IA, permitindo o uso de recursos avançados como borracha mágica para fotos e vídeo, otimização automática para tons de pele, exposição, para foco e muito mais.
Se pode utilizar um sensor de até 320MP, tem zero shutter lag para até 48MP em câmera tripla ou até 108MP em uma única câmera.
A gravação de vídeo conta com hardware para desfoque, a filmagem pode ser feita em 4K a até 120Fps ou 8K a 60fps, com suporte para HDR, Dolby Vision, HLG e Google Ultra HDR.
Conexão via satélite e IA para modem
O chip chega com conectividade via satélite NB-NTN, permitindo se comunicar em qualquer lugar em caso de emergência.
O modem Snapdragon X80 também traz inteligência artificial para controle e gerenciamento das antenas dos aparelhos.
Em rede 5G a velocidade pode ser de até 10 Gbps em download e até 3,5 Gbps para upload.
O outro modem é o FastConnect 7900, o primeiro que traz Wi-Fi, Bluetooth e UWB em um único chip.
Wi-Fi 7 tem velocidade de até 5,8 Gbps, o Bluetooth chega na versão 6.0 e tem ainda tem UWB, tecnologia com diversos usos, principalmente para chave virtual de carros.
Outros
Os displays podem ter até 4K com taxa de atualização de 60 Hz, mas existe suporte para telas QHD+ com 240 Hz, além disso, conta com frequência adaptativa de 1 Hz a 240 Hz, e permite a visualização de conteúdo com HDR+ e Dolby Vision.
Armazenamento interno é UFS 4.0. O carregamento rápido utiliza a tecnologia Quick Charge 5.
A empresa fala que em geral, o consumo do chip em uso em média será 27% a menos que a geração anterior.
Lançamento
Snapdragon 8 Elite acabou de ser anunciado pela Qualcomm, empresa fala que o chip irá equipar os próximos tops de linhas que serão anunciados nas próximas semanas, então até o final do ano muitos telefones estarão disponíveis no mercado mundial.