Os próximos chip Snapdragon 8 Gen 4 e Exynos 2500 já contam com rumores que mostram alguns detalhes interessantes.
No caso da Qualcomm, seu chip deve trazer uma GPU bem potente, superando a Apple e outros concorrentes.
Para a Samsung, o SoC proprietário pode apostar novamente em 10 núcleos e claro, quer trazer um excelente desempenho.
GPU do Snapdragon 8 Gen 4 deve ser muito potente
No momento, os boatos falam que a Qualcomm já conta com amostras de engenharia do seu próximo chip top de linha.
O Snapdragon 8 Gen 4 ainda dessa forma, já conta com excelente performance em sua GPU, que é a placa de vídeo para rodar os games.
As informações falam que o chip está conseguindo rodar Genshin Impact por 45 minutos em 60fps e em resolução 1080p, o que é um marco interessante.
É esperado muitas melhorias, o que possivelmente pode permitir esse mesmo desempenho, mas em resoluções mais altas.
Outro detalhe interessante, é que o SoC deve contar com a GPU realmente potente, a Adreno 830 consegue atualmente superar em 10% o desempenho do chip M2 da Apple, que é feito para os computadores Macs, então não vai faltar poder para rodar os games na próxima geração.
Lembrando que o Snapdragon 8 Gen 4 pode chegar com os núcleos personalizados Oryon, que ao que tudo indica, também terão alta velocidade para executar todo tipo e tarefa.
Exynos 2500 vai manter 10 núcleos e ser mais poderoso
Com o Exynos 2400 ficando lado a lado com o Snapdragon 8 Gen 3, o futuro do chip da Samsung finalmente parece ser muito promissor.
Exynos 2500 deve manter 10 núcleos como o modelo atual, ele pode ser produzido em 3nm GAP/SF3, que é um processo mais recente e traz mais benefícios.
Rumores falam que o chip contará com um Cortex-X5 de 3,2GHz, 5 núcleos Cortex-A730 e 4 núcleos Cortex-A520, isso significa que 1 núcleo é de extremo desempenho, 5 de desempenho e 4 para economia de bateria.
A GPU do SoC será a Xclipse 950, que deve apostar ainda mais em performance de Ray Tracing para jogos, irá utilizar a plataforma RDNA da AMD e ao que tudo indica, pode superar o chip da Qualcomm, algo que pode mudar o mercado de dispositivo móveis a favor da Samsung.