RAM ainda não é oficial, mas ao que tudo indica, o Snapdragon 8 Gen 4 pode trazer suporte para LPDDR6.
Isso pode ser um efeito direto da inteligência artificial, que precisa de mais desempenho para funcionar corretamente.
Claro que a informação é apenas um rumor, mas será interessante descobrir se realmente se tornará realidade.
Memória mais rápida para melhor a IA
Com o Snapdragon 8 Gen 3 vimos que a Qualcomm melhorou o suporte para a inteligência artificial, algo que foi feito com mais desempenho dos núcleos, GPU, RAM e NPU.
Agora com a nova versão do seu chip, que será apresentada em outubro, a empresa pode estar empenhada em trazer mais velocidade.
Atualmente é esperado que o padrão da RAM LPDDR6 seja revelado oficialmente em setembro, a partir daí, as empresas podem começar a trabalhar nos módulos de memória, algo que pode levar até um ano para acontecer.
Mas um novo boato afirma que existe uma chance de o Snapdragon 8 Gen 4 em outubro pode chegar com suporte para LPDDR6.
O rumor vai mais longe e fala que é possível que o chip da Qualcomm conte com um módulo dessa memória, o que seria um grande diferencial.
Atualmente a memória mais rápida é a LPDDR5T, que tem velocidade de até 9,6 Gbps, então a nova versão deve superar facilmente superar a marca de 10Gbps.
Como falamos, isso é especialmente benefício para as tarefas de alto desempenho, como a inteligência artificial, que utiliza a performance máxima dos aparelhos e servidores para conseguir realizar diversas tarefas.
Essa maior velocidade dos componentes é algo mais visível nas IA generativas, que são as que desenvolvem textos, imagens e muito mais.
Claro que a IA é utilizada de diversas outras formas, algo que é visto no Gemini Nano, Galaxy AI e muito mais.
Normalmente, quando um padrão é anunciado, demorar cerca de um ano para que as fabricantes façam a utilização, mas algumas vezes, como o caso do Wi-Fi 7, as empresas podem lançar aparelhos sem o padrão revelado.
De qualquer forma, quando o Snapdragon 8 Gen 4 for anunciado oficialmente em outubro, poderemos conferir as suas novidades e aprimoramentos.
Lembrando que recentemente a Qualcomm apresentou os novos Snapdragon 8s Gen 3 e Snapdragon 7+ Gen 3, o primeiro é um top de linha mais barato e o segundo um chip intermediário com recursos premium.
Fonte: Ajunews