Novas informações indicam que o Snapdragon 8 Gen 4 será um dos grandes culpados por deixar os tops de linha mais caros.
Se o boato for verdadeiro, o chip da Qualcomm contará com preço maior, impactando diretamente no valor dos dispositivos mais poderosos.
Modelos potentes já são caros, e com esse aumento, devem ficar com valores ainda maiores, o que pode afastar os consumidores.
Próximo chip da Qualcomm pode ser mais caro e potente
O conhecido Digital Chat Station, que vaza informações de diversas fabricantes, agora fala um pouco do chip da Qualcomm.
Ele afirma que o Snapdragon 8 Gen 4 (SM8750), tem o custo do seu wafer aumentado, o que significa um chip mais caro para as fabricantes.
Isso significa que se o boato se confirmar, os próximos tops de linha serão mais caros que os atuais, e as fabricantes terão que apostar em chips de outras empresas, ou comprar os modelos antigos.
Em valores, normalmente as empresas gastam 35% a 40% do preço de um aparelho móvel apenas no SoC, o restante é dividido para bateria, tela, câmeras e outros materiais.
Com o Snapdragon 8 Gen 3, a Qualcomm aumentou o valor do processador, mas parece que não foi o suficiente para impactar os dispositivos atuais.
Mas Digital Chat Station fala que o aumento de valores na nova versão será bem significativo, mas não revela a porcentagem.
Claro que dispositivos móveis mais caros vão vender menos, mesmo que eles sejam muito poderosos, então as fabricantes precisam pensar no que podem fazer.
Posso pensar em três alternativas, a primeira, é apostar no modelo antigo do chip, o Snapdragon 8 Gen 3 ainda é poderoso e continuará assim por um bom tempo.
Para quem ainda precisa de poder e quer se destacar com um chip mais recente, as possibilidades serão utilizar os Exynos 2500 ou o MediaTek Dimensity 9400.
Por fim, a última alternativa, é fazer praticamente o que a Samsung faz, apostando em dois chips diferentes, que são lançados dependendo da região, algo que consegue deixar o preço mais equilibrado.
Agora as fabricantes precisam sentar e ver as suas possibilidades e decidirem se vale apostar no chip, mesmo mais caro.
Snapdragon 8 Gen 4 será apresentado em outubro, e irá estrear núcleos Oryon, que os boatos indicam que recebeu mais velocidade para competir com os concorrentes.
Fonte: Weibo