Snapdragon Game Super Resolution é anunciado, tecnologia consegue transformar games 1080p em 4K, os que rodam em 30fps irão rodar em 60fps e mais.
Para essa tarefa, temos uma técnica de super resolução espacial, que irá trazer aprimoramento e claro, mantendo a qualidade dos jogos.
Além disso, a Qualcomm revela que teremos mais desempenho e melhor eficiência de energia, o que é perfeito para quem adora jogar.
Snapdragon Game Super Resolution: jogos em 1080p em 4K, 30fps em 60fps e mais
A Qualcomm anunciou o Snapdragon Game Super Resolution (Snapdragon GSR), que é uma técnica de super resolução espacial de passagem única, ela pode ser usada praticamente em qualquer GPU, mas claro que na Adreno da linha Snapdragon, o desempenho será aprimorado.
Snapdragon Game Super Resolution é uma técnica de upscaling, que promete melhorar a resolução dos games atuais e sem comprometer a qualidade, isso significa que os games em 1080p (Full HD) poderão rodar na qualidade 4K e com muitos detalhes.
Outra novidade do Snapdragon GSR é a sua capacidade de aumentar a taxa de quadros, os jogos que rodam em 30fps, poderão rodar em 60fps, o dobro da taxa, o que traz mais suavidade e conforto durante a jogatina.
O Snapdragon Game Super Resolution também permite que os jogadores escolham a sua prioridade, maior resolução, mais fps ou aumentar a vida útil da bateria, o que permite ficar jogando mais tempo com uma única carga.
A promessa é que o recurso também traga maior qualidade visual, permitindo ter maior resolução, mas que a fidelidade visual fique próxima da renderização nativa do jogo.
Em comparação com outras técnicas de upscaling, a Qualcomm fala que o Snapdragon Game Super Resolution traz o dobro de desempenho ao ser utilizando no Snapdragon 8 Gen 2.
Como funciona o Snapdragon GSR?
Qualcomm descreve o Snapdragon Game Super Resolution como uma técnica de upscaling espacial de passagem única otimizada para GPU (unidades de processamento gráficos).
Em uso, a tecnologia utiliza dimensionamento dinâmico com reconhecimento de alcance, que é personalizado para pipeline das GPUs, o que consegue trazer mais economia de energia e qualidade gráfica.
Para todas as tarefas, o Snapdragon GSR utiliza técnicas de upscaling de uma passagem, além disso, traz afiação de borda única de passagem, reduzindo latência e aumentando a velocidade, mas também conta com outros pós-processamento, como mapeamento de tons.
Empresa fala que o recurso utiliza melhor o processador de sombreamento, usa cálculo de luminância apenas com o canal verde (que o olho humano é mais sensível), então as GPUs Adreno podem facilmente ocultar a latência das texturas, utilizando 100% do processador de sombreamento.
Quando o Snapdragon Game Super Resolution chegará e em que jogos?
O Snapdragon Game Super Resolution será lançado ainda este ano, mas sem uma data de lançamento oficial no momento.
Atualmente, algumas empresas já revelaram que irão utilizar a tecnologia em seus jogos, para que os games rodem melhores em muitos dispositivos diferentes, confira:
A Activision revelou que Call of Duty Warzone Mobile, que ainda nem foi lançado, irá fazer a utilização dessa técnica, recurso que aumentou a taxa de quadro, deixou os gráficos mais bonitos e trouxe prolongamento da bateria.
Perfect Word irá utilizar a tecnologia em Jade Dynasty, algo que ajudou a melhorar o desempenho e a reduzir o uso da GPU.
Tecent Timi aplicou a novidade para rodar o game Return to Empire em renderização mais baixa, permitindo que o Snapdragon GSR aumente a resolução, as taxas de quadro e mantenha a qualidade, o que melhora a experiência do jogo.
Netease aproveitou para deixar o game Justice Mobile mais rápido, trazendo equilíbrio maior entre desempenho e qualidade visual, já em Naraka Mobile, a empresa fez um bom aproveitamento da super-resolução para aumentar a qualidade.
Por fim, GIANTS Software, revelou que o recurso foi utilizando no Farming Simulator 23 Mobile, game que conseguiu ficar jogável em um número maior de dispositivos móveis.
Fonte: Qualcomm