Os dispositivos vestíveis serão ainda melhores, os Snapdragon Wear 4100 e Wear 4100+ são revelados, versão Plus tem arquitetura hibrida e ambos contam com muitas melhorias importantes.
Os dois novos chips são evolução do Snapdragon Wear 3100 que foi apresentado em 2018 e é muito utilizado em relógios e outros.
Com os novos Snapdragon Wear 4100 e Snapdragon Wear 4100+, temos mudanças drásticas, algo que já era esperado, já que foram desenvolvidos logo depois do lançamento do modelo anterior.
Snapdragon Wear 4100 e Wear 4100+ (Plus)
Em comparação com o Snapdragon Wear 3100 de 28nm, a nova linha Snapdragon Wear 4100 chegam com processo de fabricação de 12nm, o que é excelente, gerando menos claro, apresentado melhor performance e menor consumo de energia.
- Coprocessador
Snapdragon Wear 4100 e Snapdragon Wear 4100+ são praticamente iguais, o que muda é que a versão Plus tem um coprocessador para muitas tarefas únicas.
Chamado de AON (QCC1110-Enhanced), o coprocessador é baseado na arquitetura Cortex-M0 de ultrabaixa energia, ele permite manter o dispositivo sempre ativo, mas sem aumentar o consumo, então ele é utilizado para recursos mais simples como tela sempre ativa, e para manter algumas funções funcionando sem precisar do processador principal para isso.
A versão Plus também conta com uma interface de software que permite gerenciar as interações do coprocessador com o SoC principal, isso traz suporte para telas com 64.000 cores, mudança dinâmica na velocidade do processamento e tensão, assim gastando apenas o necessário para recursos como GPS, Bluetooth e outros funcionarem com o menor consumo de energia.
O coprocessador ainda tem 1MB de memória, motor dedicado para aprendizado profundo, ou seja, para recursos de inteligência artificial.
- Núcleos
A linha Snapdragon Wear 4100 contam com 4 núcleos, mas agora eles são Cortex-A53 com velocidade de 1.7GHz, em comparação com o Snapdragon Wear 3100, isso representa um aumento de 85% no desempenho.
- GPU
A placa de vídeo também está melhor, ela é uma Adreno A504 com velocidade de 320mHz, na mesma comparação anterior, a nova GPU é 2.5 vezes mais rápida que o modelo atual do mercado.
- Memória e câmera
A memória ainda é LPDDR3, mas com velocidade de 750mHz, ela é 85% mais rápida do que a anterior.
Na parte da câmera, o chip suporta câmeras de até 16MP, 2X mais qualidade que o modelo atual pode suportar.
- Rede e conectividade
Temos versão com modem 4G com até 150Mbps, configuração de antena dupla ou única, suporte para eSIM e DSP dedicado.
Claro que temos suporte para GPS, Bluetooth, NFC, sensor de batimento cardíaco, monitoramento de sono e mais.
Resumo
Os novos os Snapdragon Wear 4100 e Wear 4100+ são grandes melhorias ao já conhecido Snapdragon Wear 3100, são mais rápidos, mais eficiente, menores e com muitas novidades únicas.
A Qualcomm revela que o novo Snapdragon Wear 4100 irá equipar o TicWatch Pro 3 e BBK Z6 Ultra, mas que novos dispositivos vestíveis como relógios inteligentes com Wear OS serão lançados com o processador em breve.